A luta dos gêmeos Barros extrapola o tatame. Os irmãos Yuri e Ygor, 14 anos, dedicam-se desde os 7 ao jiu-jitsu e, na construção do sonho de seguir carreira na arte suave, os gêmeos têm no horizonte próximo a disputa do Mundial Pan Kids da IBJJF (traduzido do inglês - Federação Internacional de Jiu-Jitsu Brasileiro), a competição de mais alto nível do calendário juvenil de jiu-jitsu no mundo.
O evento, que tradicionalmente acontece em julho na cidade de Kissimmee, na Flórida (Estados Unidos), pode ser um divisor de águas na trajetória dos gêmeos. Com a missão de arrecadar fundos para a disputa do Mundial em solo yankee, os irmãos Barros aprofundaram os treinamentos, nos tatames e na musculação.
A luta dos garotos também se dá nas ruas de Presidente Prudente. A dupla começou ao final do ano passado a vender chocolates em bares, restaurantes e lanchonetes da cidade no período da noite. Com o apoio do pai Amauri e da mãe Mirian, Yuri e Ygor comercializam um kit de chocolates no valor de R$ 10 para arrecadarem fundos para a disputa do Mundial Pan Kids da IBJJF.
Segundo o pai dos atletas, Amauri Barros, a iniciativa partiu dos próprios meninos. “Eles me perguntaram se seria impossível para eles irem ao Pan Kids. Fizemos uma simulação de custos e vimos que era inviável sem um planejamento financeiro. Eles, então, sugeriram vender algo, e tivemos a ideia dos chocolates. Eles abraçaram a ideia de imediato. Eu e minha esposa compramos os primeiros chocolates e embalagens para eles, explicamos como fazer e, desde então, eles gerenciam tudo: compram, embalam, vendem”, conta Amauri.
A estratégia dos gêmeos Barros tem dado resultados. Eles já conseguiram arrecadar dinheiro suficiente para tirar o passaporte e o visto, e agora estão focados em juntar recursos para as passagens e a estadia nos Estados Unidos.
“AGRADECEMOS DE CORAÇÃO A TODOS OS COMERCIANTES QUE ABRIRAM AS PORTAS, A TODAS AS PESSOAS QUE COMPRARAM OU AJUDARAM DE ALGUMA FORMA. CADA PALAVRA DE INCENTIVO FAZ DIFERENÇA NA CAMINHADA DELES”
Amauri Barros
Para isso, continuam a vender chocolates a R$ 10 cada kit. “Graças a Deus, tem pessoas que compram o chocolate e nem pegam, ou dão um pouco a mais, porque veem que temos um objetivo. Algumas empresas já demonstraram interesse em ajudar, e cada contribuição faz diferença”, destaca o pai dos atletas.
Enquanto trabalham para viabilizar a viagem, Yuri e Ygor seguem um cronograma de treinos rigoroso. Além das aulas diárias de jiu-jitsu, eles também fazem musculação e retomaram o judô para complementar a preparação. “Nosso foco total é esse campeonato. Estamos treinando pesado todos os dias, e temos competições importantes antes do Mundial Pan Kids, como o Mundial No-Gi da CBJJE [Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo], a Copa Internacional de São Paulo e o Sul-Americano da IBJJF”, explicou Amauri.
Os meninos também expressam a empolgação para a competição. “Nossa expectativa é enorme. Estamos treinando forte e nos preparando para chegar lá da melhor forma possível. O objetivo é trazer a medalha de ouro”, disse Yuri. Seu irmão Ygor compartilha da mesma confiança: “No começo a gente estava com muita expectativa, mas, graças a Deus, está dando tudo certo. Já conseguimos o dinheiro para o passaporte, visto, e agora estamos nos preparando com as despesas. Então, nossa expectativa está muito forte. Nós estamos treinando muito forte todos os dias. E estamos muito animados para esse campeonato”.
O pai dos atletas reforça a importância do apoio da comunidade e dos comércios locais que permitem a venda dos chocolates. “Agradecemos de coração a todos os comerciantes que abriram as portas, a todas as pessoas que compraram ou ajudaram de alguma forma. Cada palavra de incentivo faz diferença na caminhada deles”.
Para mais informações sobre como ajudar os garotos, entre em contato com o pai dos irmãos, Amauri, por meio do WhatsApp: 18 99702-9187 ou acompanhe a trajetória de Yuri e Ygor através do Instagram: @gemeos_barros.