Apesar da pouca idade, Renan Andrade Oliveira, 11 anos, aluno do 5º ano, período da tarde, do Colégio Prudente, em Presidente Prudente, já dedica parte do seu tempo livre para desenvolver um dom nato. Aficionado por desenhos desde os 5 anos, o garoto vem criando suas próprias tirinhas e criou até o seu personagem exclusivo, o Racco. Ele faz tudo à mão usando caneta hidrográfica, ou marcadora de ponta fina, papel sulfite A4 e agora está utilizando uma mesa digitalizadora.
“Já fiz muitos desenhos, até perdi as contas. Sempre gostei de desenhar desde muito cedo, quando tinha 5 anos. Meu interesse surgiu a partir da leitura de gibis e mangás”, conta o garoto, que diz ter como influência principalmente o gênio dos quadrinhos, Mauricio de Sousa, tanto que dentre as leituras que mais gosta de ler está a “Turma da Mônica”, HQs da Marvel e “Naruto”, “Diário de um Banana”, “Nate” e os livros de Vicentini Gomez.
Renan conta que as ideias para as tirinhas surgem espontaneamente. “Quando eu tenho uma nova ideia já transformo em tiras”, expõe o jovem artista, que diz querer trabalhar como animador e também com quadrinhos profissionalmente.
Para os pais, Claudemir e Luciana Andrade Silva Oliveira, proprietário da West Selas, os filhos, Renan e Johnner, de 19 anos, que quer se formar em História, são os maiores orgulhos de suas vidas.
“O Johnner, que trabalha na biblioteca da Unoeste [Universidade do Oeste Paulista], é um verdadeiro Google ambulante [risos], adora ler, lê muito e ajuda o irmão na escrita. Sem palavras, pelos nossos filhos, os dois são muito educados. Sinto que desempenhamos nosso papel de pais com sucesso. Com carinho, cuidado e muito amor”, ressalta feliz e orgulhosa, a mãe Luciana.
Fotos: Cedidas
Ele perdeu as contas de quantos desenhos fez, só sabe que são muitos