Galpão da Lua circula com "RuAr” por Floresta do Sul

Na programação, que acontece neste fim de semana, serão realizadas ainda oficinas de circo abertas ao público e desenvolvidas pelo grupo Rosa dos Ventos

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 12/04/2025
Horário 08:09
Foto: Gasalucinação
Participam do espetáculo, os grupos Rosa dos Ventos, Histórias da Nana, Taquitá e artistas independentes do Galpão da Lua
Participam do espetáculo, os grupos Rosa dos Ventos, Histórias da Nana, Taquitá e artistas independentes do Galpão da Lua

“Domingo tem espetáculo? Tem sim, senhor!” O espetáculo itinerante do Galpão da Lua, “RuAr”, estará neste domingo, no distrito de Floresta do Sul, na praça da Igreja Matriz, a partir das 17h. O espetáculo, que foi criado durante a pandemia da Covid-19, e prezava por alegrar as pessoas evitando aglomerações, agora chega em um novo formato, onde o público pode se aglomerar e desta forma seguir junto com o cortejo, cantar, dançar e até entrar em cena com os artistas.

A programação tem ainda duas oficinas de circo abertas ao público. A primeira será realizada neste sábado, das 16h às 18h, na Escola Estadual Celestina Campos de Toledo Teixeira, em Floresta do Sul. A segunda, acontece no Galpão da Lua, nos dias 15 e 17 de abril, das 19h às 21h. As inscrições para a oficina em Floresta são feitas diretamente na escola. Já para as oficinas no Galpão da Lua podem ser feitas pelo formulário, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLz9ALeeYNXM6LGw1XyFClsSwXfSRaAN0LOVX4QQHHtem0jw/viewform?usp=sharing ou na bio do @galpãodalua.

Todas as atividades são gratuitas e fazem parte do projeto do Galpão da Lua, aprovado no Programa Cultura Viva, por meio da Política Nacional Aldir Blanc/Ministério da Cultura, via governo de Presidente Prudente.

Novo formato

O “RuAr” é um cortejo musical, teatral, literário, circense, com apresentações de curta duração, em que o público é convidado a seguir um mini trio elétrico, cheio de alegria e alegorias. Um espetáculo que pega muita gente de surpresa e que acaba assistindo tudo no conforto do seu lar, na porta de casa.

Segundo o Galpão da Lua, o trabalho foi criado no contexto da pandemia da Covid-19. Tinha como objetivo se apresentar de porta em porta, para evitar aglomerações. “A experiência foi um sucesso tão grande, que o “RuAr” circulou por muitos bairros e distritos de Prudente, alegrou algumas ruas da capital paulista e se transformou em uma mostra itinerante recebendo dezenas de artistas de diversas partes do Brasil”.

De acordo com o Galpão da Lua, o circo sobre rodas sempre foi muito bem recebido por onde passou. “Mas, parece que o ‘RuAr’ sempre teve algo a mais, talvez a pandemia e as mudanças nas relações sociais, a diminuição do encontro, do contato físico, tudo isso afetou bastante as emoções das pessoas. Quando o ‘RuAr’ chegava em uma parada, a rua pacata, silenciosa, se transformava em um circo a céu aberto, um carnaval fora de época. Difícil uma casa em que a família não saía toda para a calçada. E agora, o espetáculo volta em um novo formato e em um momento bastante diferente”.

“RuAr" - o circo sobre rodas

Um carro de som, mini trio elétrico, transformado num carro alegórico circense, equipado com um potente som e uma banda instalada em uma carretinha, estaciona em diversos locais previamente determinados e começa a interagir com o público vizinho, apresentando cenas cômicas e números de malabarismo, acrobacia, equilíbrio e perna de pau, música, teatro e literatura.

As apresentações duram, aproximadamente, dez minutos, e o público é convidado a seguir o cortejo, cantando e dançando!

Participam do “RuAr”, o Grupo Rosa dos Ventos, Grupo Histórias da Nana, Grupo Taquitá e artistas independentes do Galpão da Lua, um total de nove integrantes.

Oficinas de circo

O Grupo Rosa dos Ventos oferece uma oficina de circo, na Escola Celestina Campos de Toledo Teixeira, em Floresta do Sul e no Galpão da Lua. As atividades serão desenvolvidas por três integrantes do Rosa dos Ventos, que trabalharão de forma livre as técnicas de: malabarismo, acrobacia de solo, perna de pau, equilíbrio, bambolê e monociclo.

PROGRAMAÇÃO
Dia 12 de abril (sábado), das 16 às 18h 
Oficina de Circo com o Grupo Rosa dos Ventos 
Escola Estadual Celestina Campos de Toledo Teixeira, Distrito de Floresta do Sul
Inscrições: na secretaria da escola

Dia 13 de abril (domingo), às 17h 
Espetáculo: “RuAr” - O Circo Sobre Rodas
Local de início: Praça da Matriz de Floresta do Sul 

Dias 15 e 17 de abril (terça e quinta-feira) – das 19h às 21h
Oficina de Circo com o Grupo Rosa dos Ventos 
Maiores de 12 anos
Máximo 25 pessoas
No Galpão da Lua - Rua Júlio Tiezzi, 130, Centro de Presidente Prudente
Inscrições gratuitas no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLz9ALeeYNXM6LGw1XyFClsSwXfSRaAN0LOVX4QQHHtem0jw/viewform?usp=sharing ou na bio do @galpaodalua

Marcel Sachetti     

Apresentações do “RuAr” durante a pandemia: objetivo era se apresentar de porta em porta, para evitar aglomerações

Publicidade

Veja também