A cidade de Irapuru foi uma das primeiras a ter implantado o sistema de água e esgoto de toda a região. Como foram utilizados materiais ainda na década de 60, problemas foram surgindo, e o prefeito Ademar Calegão determinou a toda sua equipe que dediquem atenção especial aos problemas que forem sendo detectados. Um trecho da Avenida Euclides da Cunha possuía uma galeria numa das laterais que foram constituídas na época com suporte de madeira. Foi reparada e a obra já chegou ao final, com reforço de concreto em toda a sua extensão. Aquela avenida é utilizada por veículos de todos os tamanhos e tonelagem, pois serve como acesso da João Ribeiro de Barros (SP-294), para a Júlio Budiski (SP-501), já que aquela rodovia completa seu traçado com ruas e avenidas daquela cidade.
CRISE
O setor oleiro da região já está à beira de uma crise econômica. Segundo a Incoesp (Cooperativa das Indústrias Cerâmicas do Oeste Paulista), com base em Panorama, as vendas que eram esperadas após o carnaval não ocorreram, o que preocupa os ceramistas. Milton Salzedas, da cooperativa, afirma que havia um otimismo muito grande no final do ano, mas todos percebem que a cana e o eucalipto tiveram um desenvolvimento, enquanto o setor cerâmico não seguiu junto.
PREOCUPAÇÃO
Existe, segundo Milton, uma preocupação presente e, com isso, quem esperava crescimento está amargando uma decepção. Tudo está aumentando de preço, mas a comercialização de tijolos está estagnada e não se pode prever o dia de amanhã, caso não haja uma reviravolta no mercado.
MÃO DE OBRA
No ano passado houve falta de trabalhadores no setor cerâmico. A solução encontrada por alguns empresários foi a de contar com trabalhadores equatorianos que estavam em Três Lagoas (MS). Alguns esperavam que, com o crescimento, mais empregados seriam utilizados, mas com a crise do mercado no setor cerâmico, esses empregados já começaram a ser demitidos. Alguns empresários já estão cogitando a venda de suas instalações, a fim se regularizar a situação, pois, embora com todo otimismo, acreditam que o quadro não será revertido imediatamente.
FESTIVAL DE PAGODE
Acontecerá nos dias 15 e 16 de julho o “1° Festival de Samba e Pagode”, em Junqueirópolis, cujo objetivo é o de fortalecer ainda mais o interesse por esse gênero musical para pessoas de todas as idades. Podem participar grupos de toda a região de Presidente Prudente. O evento ocorrerá na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, pois os organizadores procuraram evitar locais fechado em virtude da Covid-19.
INSCRIÇÕES
As inscrições começaram hoje, sendo gratuitas para os grupos interessados. As informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 99643-7297, sendo certo de que grupos com distância acima de 100 quilômetros terão uma ajuda de transporte. Haverá premiações em dinheiro para os três primeiros colocados. A organização é da Prefeitura de Junqueirópolis e do Grupo Questão de Opinião, de Irapuru.
EM FESTA
Todos os Lions Clubes da região estão em festa para receber seus associados: Márcia Cristina Gonçalves, do Lions Clube de Tupã, e Manoel Messias de Melo, do Lions Clube de Bauru. Ambos chegam hoje ao Brasil, vindo de Montreal (Canadá), onde foram empossados, respectivamente, governadora do Distrito LC 8, e diretor internacional para o Brasil, México e Caribe.
Foto: Cedida
Márcia Cristina governadora do Distrito LC8
FILOSOFANDO EM TROVAS
Se alguém viver a vida
Sem coisas boas fazer,
Será que valeu a pena
Neste mundo ele nascer?
(José Costa)