Futsal de Surdos deve reunir 7 times no PUM

1º Campeonato Nacional do Oeste Paulista espera a presença de equipes de quatro Estados do país

Esportes - Da Redação

Data 19/04/2018
Horário 21:15

Amanhã, a partir das 8h, será realizado em Presidente Prudente o 1º Campeonato Nacional de Futsal de Surdos do Oeste Paulista. O evento é uma iniciativa da ASSPP (Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região), com parceria da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes). O campeonato ocorrerá durante todo o dia no PUM (Parque de Uso Múltiplo). Até o momento, existem sete times confirmados, de quatro Estados brasileiros, sendo Prudente, representado pela ASSPP; Campo Grande (MS) A e B; Rondonópolis (MT); Maringá (PR); Tupã e Birigui.

De acordo com a voluntária Maria Darcy Mariz Morano, que faz parte do conselho da associação, a ideia é realizar a interação de pessoas surdas através do esporte, já que estas não conseguem participar dos campeonatos regulares para ouvintes. “O próprio time de Presidente Prudente tem participado de campeonatos próprios dos surdos, particulares e também da federação”, pontua.

No domingo, a equipe prudentina esteve em Franca (SP) para participar do Campeonato Estadual dos Surdos de Futsal – Norte, que foi realizado pela FDSESP (Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo). “Esse campeonato, além de Franca, também tem em Ribeirão Preto, Jaú e deve ocorrer em outubro aqui em Presidente Prudente”, completa Maria Darcy.

“O importante é que nestes campeonatos ocorrem a integração dos surdos. Também é possível incentivar a comunidade, os jovens surdos a praticarem esportes. Sem os surdos mais velhos mostrarem que é possível, os jovens não participam. Então precisam deste incentivo dos próprios surdos”, pondera. “Além disso, o campeonato também será em comemoração aos dois anos de fundação da associação, completados terça-feira”, finaliza.

A entidade

A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região – “Dorvalino Paixão” é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2017. A associação foi criada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

Publicidade

Veja também