Depois da classificação histórica do Grêmio Prudente diante da Portuguesa, no Estádio do Canindé, em São Paulo, a torcida Fúria Prudentina promete, na tarde deste sábado, realizar uma grandiosa recepção ao ônibus do Grêmio Prudente na chegada ao Estádio Paulo Constantino, Prudentão, para o primeiro duelo da semifinal da Copa Paulista contra o São José. A concentração da torcida deverá acontecer a partir das 14h no entorno do Prudentão.
De acordo com o vice-presidente da Fúria Prudente, Gabriel Otávio, mais conhecido como Saymon entre os membros da torcida, a festa na chegada do ônibus do Grêmio Prudente no Prudentão será grande, já com a projeção de uma nova caravana até São José dos Campos na próxima semana, no jogo da volta. “Se preparem porque a festa sábado vai ser ainda maior”, inicia.
“Estamos preparando uma recepção para o ônibus do Grêmio que vai ser linda, mas é pensando na recepção e, já começando a organizar a caravana pra São José dos Campos, confiantes que a vitória vai vir aqui no Prudentão”, relata um dos cabeças da torcida organizada do Carcará, que complementa. “Vamos vingar a semifinal da A3 do Paulista!”.
Para Saymon, tal como a classificação do Carcará no Canindé, a caravana da Fúria Prudentina também foi um feito histórico para a própria torcida organizada, que nasceu em 2015. A ida com a maior quantidade de pessoas até então havia acontecido neste ano, na decisão do acesso à Série A2 contra o São José, quando 27 torcedores cruzaram o Estado de São Paulo até São José dos Campos para apoiar o Grêmio Prudente no Estádio Martins Pereira.
Caio Gervazoni
Caravana da torcida organizada do Carcará até o Estádio do Canindé reuniu 43 pessoas
Sobre a caravana passada que partiu de Presidente Prudente na madrugada de sábado rumo à capital paulista, o vice-presidente da Fúria Prudente relata que jamais pensou que a torcida conseguiria fechar um ônibus inteiro para ir apoiar o Gavião Carcará em um jogo fora de casa. “Jamais imaginamos que chegaríamos a isso, muitas foram as vezes em que tivemos dificuldades para conseguir lotar uma van, e no sábado conseguimos o feito de levar um ônibus completo para o Canindé”, relata Saymon sobre a caravana que partiu de Prudente com 43 pessoas.
Saymon conta que ver a população prudentina abraçando não apenas o time, mas também a torcida organizada, representa uma conquista significativa, bem como o reconhecimento da diretoria do Grêmio Prudente. “Só nós sabemos o quão difícil foi conquistar esse reconhecimento por parte da população e principalmente da diretoria do Grêmio, onde, após o jogo no Canindé, vieram nos parabenizar, falando que fizemos a diferença. Acho que até mesmo pra nós ali caiu a ficha a proporção que a torcida estava tomando”, pontua o vice-presidente da Fúria Prudente com felicidade ao ver a repercussão da festa da torcida do Carcará no Canindé em páginas de torcidas organizadas nas redes sociais.
Para o vice-presidente da Fúria Prudentina, a proporção que a torcida está tomando é evidenciada pela presença de famílias e da imprensa na caravana, que demonstram que a torcida organizada vai além dos estereótipos negativos e é também um aspecto de sociabilidade por meio de um time de futebol.
De acordo com Saymon, a confiança dos pais em levar seus filhos para apoiar o time é especialmente significativa para a Fúria Prudentina, pois mostra que a população está genuinamente apoiando a jornada da torcida e reconhecendo seu papel fundamental no fortalecimento do clube. “Hoje ver nossa caravana levando famílias e imprensa é muito gratificante, pois ainda existe aquele pensamento na cabeça do pessoal, de que torcida organizada é só vagabundo [sic]. E como a gente mesmo fala: ‘Nós somos uma família, nós abraçamos a todos que vêm fazer parte’ e ver os pais confiando na gente pra ir com seus filhos pra apoiar nosso time, é algo que nos faz ver que a população, de fato, está apoiando nossa caminhada”, conclui o vice-presidente da Fúria Prudentina, torcida organizada do Grêmio Prudente.