Fundamentos sobre o 6° Relatório de Avaliação do IPCC

O 6º Relatório de Avaliação do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima é um documento elaborado pelo IPCC, formatado com o escopo de analisar em sua forma mais abrangente a problemática da mudança do clima e seus efeitos, bem como as formas possíveis para a mitigação do clima. Sua publicação, dividida em três volumes, iniciou-se em 9 de agosto de 2021, com a divulgação do Sumário para os Criadores de Políticas, criando um resumo em linguagem mais acessível do volume As Bases da Ciência Física da Mudança Climática. 
Os volumes subsequentes são os Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade e a Mitigação do Clima. O 6º Relatório de Avaliação é a versão mais atualizada da série de grandes documentos que o IPCC vem produzindo desde 1990 e reforçou as conclusões dos relatórios anteriores de que o aquecimento global é uma realidade e que sua causa é as atividades humanas. Cerca de 517 cientistas trabalharam no documento, analisando mais de 14 mil estudos científicos, sendo aprovado por representantes de 195 governos. 
A segunda parte do importante Relatório de Avaliação foi lançado posteriormente e afirma que o aumento da temperatura global de 1,1°C que vivemos hoje causa perdas e danos, especialmente às populações em situação de vulnerabilidade, afirmando que chegamos a um patamar em que a crise do clima provoca consequências cada vez mais irreversíveis. 
Segundo os especialistas da Organização das Nações Unidas sobre o Clima, os riscos e impactos climáticos estão aparecendo mais rapidamente e se tornarão mais graves mais cedo. A terceira parte do referido Relatório de Avaliação diz respeito à mitigação de clima e confirma que esta meta somente poderá ser alcançada limitando ou prevenindo as emissões de gases de efeito estufa e aumentando as atividades que removem esses gases da atmosfera. Os gases de efeito estufa podem vir de uma variedade de fontes e a mitigação climática pode ser aplicada em todos os setores e atividades. Isso inclui energia, transporte, edifícios, indústria, gestão de resíduos, agricultura, silvicultura e outras formas de gestão de terras.

Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sexto_relat%C3%B3rio_de_avalia%C3%A7%C3%A3o_do_Painel_Intergovernamental_sobre_Mudan%C3%A7as_Clim%C3%A1ticas;

Publicidade

Veja também