A Fundação Mirim de Presidente Prudente abriu as inscrições para o programa de Jovem Aprendiz para o 2º semestre de 2023, para adolescentes em situação de vulnerabilidade. Serão disponibilizadas para este processo de recrutamento 200 vagas, sendo 100 para o projeto “TransformAção” e 100 para o projeto “Pré-Aprendizagem”. Segundo a gerente educacional Joyce Passone, esse processo seletivo é apenas para adolescentes nascidos de julho de 2006 a junho de 2007. As inscrições seguem até 4 de junho.
Ela menciona que a jornada do aprendiz é aquela definida no programa e contrato de aprendizagem, que pode ser de quatro ou seis horas. A regra geral para a jornada diária do aprendiz é que sua duração não exceda seis horas diárias.
“Tanto no projeto Pré-Aprendizagem quanto o TransformAção, que se encontra no SCFV [Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos], é realizado aos adolescentes que iniciam o processo semestral, denominado como pré-mirins, realizando sua formação através de encontros diários, com duração de três horas”, expõe.
Conforme Joyce, as ações desenvolvidas são baseadas nos eixos orientadores do SCFV, sendo inicialmente a proposta de trabalhar o “Eu comigo”, atendendo os interesses, demandas e particularidades do individuo; “Eu com os outros”, trabalhando a construção ou fortalecimento de relações familiares ou comunitárias, baseada nas relações de afetividade; “Eu com a cidade”, desenvolvendo ações que estimulem a compreensão dos mesmos como cidadãos, estimulando a participação social.
Contudo, além destes eixos norteadores, a fundação desenvolve ações e conteúdos básicos direcionados pela tipificação municipal dos serviços socioassistenciais municipais, tais como: a articulação com as demais políticas públicas implicadas na integração ao mundo do trabalho; promoção da formação político-cidadã; desenvolvendo e/ou resgatando e/ou fortalecendo o protagonismo através da reflexão crítica permanente como condição de crescimento pessoal e construção da autonomia, para o convívio social; capacidade de decisão, habilidade de comunicação; interação social e valores éticos sociais; apresentação pessoal e habilidades necessárias para realizarem uma entrevista no mercado de trabalho; comunicação assertiva; comunicação oral e escrita, leitura e compreensão de textos; raciocínio logico- matemático; diversidade cultural brasileira; direitos humanos; direitos trabalhistas; formas alternativas de geração de renda; desenvolvimento de habilidades para trabalho em equipe; ética; saúde; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; educação para saúde sexual reprodutiva com enfoque nos direitos reprodutivos e relação de gênero; politica de segurança pública votadas para adolescentes e jovens; educação financeira; informática básica (oficina de inclusão digital). Juntamente, com atendimento biopsicossocial, odontológico e nutricional.
Ao término ou durante o desenvolvimento deste projeto, os adolescentes são encaminhados para a inserção no mundo do trabalho por meio da aprendizagem profissional- (Programa de Aprendizagem Profissional), de acordo com o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) de registro, onde, atualmente a entidade conta com dois cursos cadastrados e validados pelo Ministério do Trabalho e Emprego: *Programa de Aprendizagem Profissional em Serviços Administrativos. * Programa de Aprendizagem Profissional em Operador de Lojas e Mercados.
SAIBA MAIS
BENEFÍCIOS DE UM JOVEM APRENDIZ
• Acesso à aprendizagem profissional, teórica e prática;
• Possui maior potencial de empregabilidade;
• Contribui para a melhoria da renda familiar e, consequentemente, da qualidade de vida de sua família;
• Conta com atendimento psicológico, social, pedagógico, nutricional e odontológico;
• Alimentação;
• Atividades de lazer, cultura, esporte e profissionalização;
• Tem a oportunidade de transformar sua vida e construir uma bela carreira profissional, pautando suas ações no exercício da cidadania;
• Os mirins são registrados em carteira de trabalho pela própria Fundação, garantindo os direitos trabalhistas e previdenciários (salário, FGTS, PIS, exames médicos trabalhistas, 13º, férias e rescisões). São também acompanhados frequentemente e orientados em suas atividades de aprendizagem profissional no campo de atuação por nossos profissionais até o término de seu contrato.
Foto: Cedida
Ao término ou durante o projeto, adolescentes já tem oportunidade de inserção no mercado de trabalho