Fuja das regras!

Papai Educa

COLUNA - Papai Educa

Data 30/08/2020
Horário 06:55

Esqueça esta lista de coisas que te sugerem como alternativa para “tirar melhor proveito” do confinamento e te faz se sentir em menor escala de produtividade. A cada deslize no cumprimento de um item, ansiedade e mais culpa... Eu passo longe dela, pois o ócio e o tédio sequer deram as caras por aqui desde o início da quarentena...
Deixe de lado tudo o que você não quer ou não consegue fazer no momento... Abrace quem você pode, toque a pele, beije, regue suas flores, cuide dos seus animais, ligue para quem ama, fale com um amigo, ouça músicas, dance, durma, relaxe, faça tudo ou nada... Se jogue no sofá ou lave o banheiro, se é isso que quer! 
Planeje-se profissionalmente, estude a tão propagada reinvenção, mas não faça disso um calvário. Quase tudo estagnou! Falta grana, sobra desespero e você não está só. Respirar é o lema, mas ele não paga seus boletos! Eu sei! Recorra a “aparelhos naturais de oxigênio”, se preciso. Para te “ajudar”, tem uma guerra política em ebulição logo ali enquanto seu filho tenta entender a disciplina adaptada da apostila para o ambiente virtual, e você vê o boletim de mortes por coronavírus ainda na casa dos milhares! Assim sendo, não gaste energia com o que mina suas forças, seja o que for!
Curta seu tempo, faça o que te dá prazer, procrastine, desacelere... A pandemia é cíclica, vai acabar, e você terá tempo de sobra para colocar tudo em dia. Sobreviverá, será mais útil ao próximo, ao coletivo, à vida... Ainda assim, trabalhará duro, com garra, lutará pela reconstrução profissional e dificilmente cometerá os mesmos erros de “logo ali atrás”.
Não se culpe se, diante deste cenário de tantos riscos, faltar felicidade, sobrar ansiedade, preocupação e medo. Respira! Está demorando, mas vai passar! E, nestes dias, talvez apenas esteja dando conta, tentando ser forte, e cuidando da alternância entre a falta e a presença de perspectiva. Os sentimentos oscilam! Nós também! Calma. Cuide-se, use a tão esperada máscara, mas não se esqueça de preservar tudo aquilo que está por trás dela.

Leandro Nigre é jornalista, especialista em Mídias Digitais, autor do blog Papai Educa (papaieduca.com.br) e palestrante de jornalismo e paternidade. Contato: [email protected]

 

Dicas de Leitura

 

Coleção Timóteo

A indicação de hoje é uma coletânea: coleção Timóteo, indicada para crianças a partir de 4 anos, idade na qual os pequenos começam a ter diferentes percepções do mundo, com o afloramento de alguns sentimentos.
Com cenários coloridos e divertidos, a coleção Timóteo fala sobre emoções, dia a dia na escola e outros contextos presentes na rotina dos pequenos. São quatro livros em que Timóteo e seus amigos apresentarão histórias para as crianças, que contam com um jogo para recortar nas partes internas de cada título. São eles: Timóteo vai à escola, Timóteo na casa do vovô e da vovó, Timóteo não quer dormir e Timóteo e suas emoções.

Ficha Técnica

Autoras: Emmanuelle Massonaud e Mélanie Combes
Editora: Catapulta
Páginas: 24 (cada livro)
Preço: R$ 34,90 (cada livro)

Publicidade

Veja também