O repórter do Plantão em diferentes ocasiões fez manifestações de admiração ao Dário Marques (1944-2024), em vida. Agora, faz um registro pós-morte, apresentando fragmentos da história de quem semeou, adubou, colheu e multiplicou o bem.
AMPLA ATUAÇÃO
O moço de Alfredo Marcondes, onde nasceu em 17 de fevereiro de 1944, foi farmacêutico, radialista, vereador, compositor e empresário de cantores e instrumentistas da música sertaneja raiz.
FUNCIONÁRIO E DONO
Como farmacêutico trabalhou muito anos na Farmácia Sorocabana, no centro de Presidente Prudente. Foi dono de sua própria farmácia, a Drogaria Dário, na Avenida Brasil próximo ao acesso à Avenida São Paulo.
ANASTÁCIO E PRUDENTE
Como radialista, atuou na Rádio Brasil em Santo Anastácio. Já fazia programa de auditório, o que se repetiu em Prudente, onde também foi repórter de campo, nos tempos do Corinthinha.
REPÓRTER ESPORTIVO
A última atuação como repórter esportivo foi na Rádio Comercial, na equipe comandada pelo jornalista Sinomar Calmona, que tinha Manoel de Freitas, o maior comentarista de todos os tempos, e o repórter do Plantão era narrador.
FAMÍLIA MUSICAL
Como compositor, a lembrança é de que teve músicas gravadas com Lídio e Lael, Pablo e Vadinho e Benê e Lael. Foi empresário de pelo menos duas duplas, as formadas com Lael seu cunhado, marido de Dirce, que era professora de sanfona e violão.
LINDA E TALENTOSA
Simone Jaqueline, sobrinha de Dário, foi modelo que atuou como assistente de palco na extinta TV Manchete. Como cantora gravou CD. Há vários anos mora na Turquia e nas redes sociais assina Simone Karaati, o sobrenome do seu marido.
CARINHO DA FAMÍLIA
Dentre os seus sobrinhos, outro bastante conhecido pela exposição musical é o Dado Acústico, do pop rock e cujo nome é Dário, mas para a família é Darinho, pelo carinho de Dirce e Lael (o baiano Diolino Rodrigues da Silva) ao irmão e cunhado Dário.
VEREADOR E SUPLENTE
Como vereador, eleito em 1988 ocupou o cargo de 1999 a 1992. Disputou pelo menos duas outras eleições, ficando como suplente. A última foi em 2000, quando recebeu 807 votos pelo PDT coligado com PPS e PFL.
FAMÍLIA QUATRO Ds
A família de quatro Ds. Tinha o Dário. Ficaram a esposa Dileuza (professora) e as filhas Darianne (professora) e Danyara (pecuarista), casada com André Miranda. Dentre os amigos, o maior deles foi o radialista/jornalista Osvaldo Torino; do tipo amigo-irmão.
AÇÃO LEGISLATIVA
Aos 80 anos de idade e há alguns anos enfermo acamado, morreu na noite de terça-feira (6) em sua casa e foi sepultado na quarta-feira (7) no cemitério campal. A Câmara Municipal de Vereadores manifestou condolências aos familiares.
ATO DO EXECUTIVO
O prefeito Ed Thomas (MDB), de profissão radialista, decretou luto oficial de três dias pela morte de Dário Marques, que em rádios de Prudente teve passagens, sabidas pelo Plantão, na Difusora, Diário, Prudente, Comercial e Onda Viva.