A noite desta quarta-feira foi de Superlua Azul. Isso porque a Lua uniu duas particularidades: ser uma Lua Azul e uma Superlua, coincidência que só está prevista para ocorrer novamente em 10 de agosto de 2032.
Na região de Presidente Prudente, o fotógrafo José Roberto Pireni fez o registro do fenômeno no Bico de Pedra, um local em Teodoro Sampaio que as pessoas utilizam para pescas e banhos. Acompanhado de amigos, ele estava a postos com sua câmera desde o fim da tarde, já que, segundo Pireni, a Superlua Azul estava prevista para nascer às 18h02 na cidade. O clique em questão foi feito às 18h36.
Pireni conta que não conseguiu fazer mais imagens porque, logo depois, o tempo fechou em Teodoro Sampaio.
Foto: José Roberto Pireni - Clique em questão foi feito às 18h36
Foto: José Roberto Pireni - Fotógrafo e amigos aguardaram Superlua Azul nascer para registros
A Lua Azul é a segunda Lua cheia que ocorre em um mesmo mês. Já a Superlua se dá quando fica com 100% do disco lunar iluminado poucas horas depois que ocorre o perigeu lunar.
De acordo com o Climatempo, perigeu é a menor distância entre o centro da Terra e o centro da Lua. Nessa quarta, o perigeu lunar ocorreu às 12h54 e a Lua esteve distante a 357 mil e 181 quilômetros da Terra. O apogeu lunar, por outro lado, é a maior distância entre o centro da Terra e o centro da Lua.
Quando se dá esta combinação, para quem olha da Terra, a Lua parece maior e mais brilhante do que realmente é.
Ainda segundo o Climatempo, o termo Blue Moon (Lua Azul, em português) provavelmente vem da expressão idiomática do inglês “once in a blue moon”, que significa algo incomum, que acontece poucas vezes. Algo tão raro “como a Lua ficar azul”.