Uma forte chuva caiu em Presidente Prudente nesta tarde e noite de sexta-feira, causando transtornos como quedas de árvores, de energia e postes. Na Estrada da Amizade, via que liga Álvares Machado a Prudente, muitos postes caíram pelo local. Os ventos chegaram a 60 km/h.
Leitores de O Imparcial enviaram inúmeras imagens do cenário das chuvas, em diversos locais da cidade. Uma torre de rádio no Jardim Cobral foi afetada. Muitos pontos ficaram sem energia.
Todas as frentes de órgãos públicos trabalham a fim de amenizar e solucionar os problemas o quanto antes, como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil.
O temporal registrado no final da na tarde desta sexta-feira em Presidente Prudente, provocou sérios danos ao sistema elétrico. Conforme a Energisa, com a força dos ventos, galhos, árvores inteiras, calhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica, derrubando estruturas metálicas e postes, causando a interrupção de energia para clientes de diferentes bairros da cidade. De forma imediata a empresa acionou seu plano de contingência e, com suporte da tecnologia, realizou procedimentos remotos que permitiram restabelecer a energia para parte dos clientes afetados.
Assim, obedecendo a todos os protocolos técnicos e de segurança, as equipes foram para as ruas trabalhar nos reparos aos danos, a fim de normalizar o fornecimento da energia, com segurança, o mais rápido possível. Os trabalhos seguirão de maneira contínua até que todos os clientes sejam restabelecidos.
A orientação para comunidade é que, para garantir a segurança de todos, caso encontre cabos partidos nas ruas ou calçadas, não se aproxime. Entre em contato pelos canais de atendimento: Aplicativo para celular Energisa On; site: www.energisa.com.br; WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br; e Call Center – 0800 70 10 326.
PREFEITURA
A Prefeitura de Presidente Prudente informa que um forte temporal atingiu a cidade no fim da tarde desta sexta feira (27), causando a queda de ao menos 60 árvores, conforme registros da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, além de ocorrências de destelhamento, rompimento de fios de energia e alagamentos.
Prontamente, as equipes das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Prudenco, com apoio de todas as demais secretarias, se mobilizaram e já iniciaram os atendimentos às ocorrências, que devem se estender por toda a madrugada e pelo fim de semana.
Conforme previsão do Inmet, ainda há previsão de pancadas de chuva ao longo da noite e do sábado. A principal orientação para a comunidade é não se aproximar de cabos partidos nas ruas ou calçadas, e também não tentem atravessar por pontos alagados, para que não haja riscos à própria integridade física.
A Prefeitura emitirá novos comunicados caso haja necessidade de atualizações.
TEMPERATURA
Já foi possível também sentir a temperatura mais amena em Presidente Prudente. Mas, é preciso atenção nos próximos dias, pois as chuvas podem vir acompanhadas por fortes ventos e até tempestades, conforme já estava previsto pelos centros meteorológicos local e Defesa Civil do Estado de São Paulo. Com a terra saturada, há a possibilidade de alagamentos e ocorrência de erosões, o que pode comprometer estruturas físicas, como de edificações, e provocar queda parcial ou total de árvores.
Pela manhã, por exemplo, funcionários da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente) atenderam uma ocorrência de queda de uma árvore no Jardim Cambuí (em frente à Cremone Motos). Embora seja uma via onde a movimentação de veículos é grande, a queda da árvore não ofereceu risco algum aos transeuntes. A equipe da pasta foi ao local e, em poucas horas, retirou todos os detritos, normalizando a área.
Cedida
Torre de rádio do Jardim Cobral
Cedida
Com as fortes chuvas, árvores caíram e danificaram carros
Cedida
Postes caídos na Estrada da Amizade
Cedida
Posto de combustíveis destruído após foirte chuva
Saiba mais
Como publicado neste diário no início da semana, o Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) informou que o oeste paulista terá um período chuvoso, com os principais modelos de previsão indicando chuvas diárias na região, sendo que, em alguns deles, o volume previsto pode chegar a 60 mm (milímetros). E, ao final do mês, o total acumulado pode atingir 140 mm.