Na condição de coordenador estadual da Juventude, Juliano Borges – um dos nomes da região no Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) - organizou o Conselho Estadual da Juventude. Juliano foi candidato a prefeito em Prudente, em 2020.
CINCO CIDADES
Foram criados grupos de trabalho por macrorregiões e microrregiões, nas quais a região de Prudente contou com representantes de Osvaldo Cruz, Rancharia, Dracena, Adamantina e Presidente Prudente.
PELA MACRO
Na macrorregião, pelo poder público estiveram o secretário de Desenvolvimento Econômico de Osvaldo Cruz, Rene Miguel Gomes Filho; e pela sociedade civil o presidente da Associação Comercial de Rancharia, Carlos Alberto Barbeiro Fernandes.
PELA MICRO
Em termos de microrregião, respectivamente público e privado, de Dracena – João Vitor Galvão da Silva e Caio César Lima; Adamantina – Sidnei Folini Monteiro e Lucas Renato Caetano do Nascimento; e Prudente – David Santos e Andressa Diniz.
AÇÕES PÚBLICAS
A posse dos 24 conselheiros e 17 suplentes, pelo Tribunal da Justiça e Cidadania, foi no Palácio dos Bandeirantes. Cabe ao conselho propor diretrizes para ações governamentais voltadas à promoção de políticas públicas para a juventude no Estado.
TRÊS SECRETÁRIOS
Na posse dada pelo governador Tarcísio estiveram presentes os secretários de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; da Casa Civil, Arthur Lima; e de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.
BEM NA FOTO
Na publicação oficial do Governo, no espaço da página da Secretaria da Justiça, Juliano aparece ao lado do governador Tarcísio e dos secretários; e, em outra foto, aparece sozinho, discursando. Sinal de respeito e prestígio.
ROTA DE CPI
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) passa por Prudente e região. Não é a 1ª vez que uma CPI federal passa por aqui. Em junho de 2006, passou a CPI do Tráfico de Armas.
NO PRESÍDIO
Há mais de 16 anos, a CPI foi ao Presídio de Segurança Máxima de Presidente Bernardes ouvir Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola. A Secretaria de Segurança Pública não quis levar o sentenciado ao Fórum Criminal em São Paulo.
BEBEU DE ÁGUA
Um dos deputados integrantes daquela CPI foi Arnaldo Faria de Sá (1945-2022), que havia estado em Prudente no ano de 1980, por ocasião do governo itinerante de Paulo Maluf e como repórter da TV Record de São Paulo.
TAMBÉM BEBEU
Dentre os deputados da atual CPI presente na incursão investigativa em Prudente e região, Ricardo Salles (PL) esteve na cidade em 2021, antes de ter seu nome lançado como candidato a federal e em reunião com empresários do agronegócio.
OITO DEPUTADOS
O ex-ministro do ex-presidente Bolsonaro (PL) também esteve em Prudente na condição de secretário estadual do Meio Ambiente, em 2017. Ontem, esteve no Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária) junto com outros sete deputados federais.