Natural de Prudente, onde nasceu em 25 de setembro de 1946, a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é a fonte na qual o pré-candidato a governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi buscar sugestões para seu plano de governo na área da educação.
SEM COMPROMISSO
A notícia foi veiculada pelo Metrópoles, um dos mais importantes portais de veiculação de noticiário político e que tem sede em Brasília; com a informação de que não houve qualquer compromisso no sentido de Maria Helena atuar na campanha do ex-ministro.
FORMAÇÃO NA UNICAMP
Na condição de presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), o perfil da socióloga está no site do Ministério da Educação, onde cita a graduação e mestrado na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
ESTUDO NA FRANÇA
Também é especialista em avaliação de políticas públicas pela Universidade de Grenoble, na França. Atuou na Unicamp como professora até se aposentar e ocupou o cargo de diretora adjunta do Nepp (Núcleo de Políticas Públicas).
PRESIDENTE NO INEP
No governo federal, foi secretária executiva do Ministério de Educação, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira) e secretária nacional de Ensino Superior.
CONSELHO NACIONAL
Também foi membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação; e membro do Comitê Diretivo da Unesco Agenda 2030 e do Governing Board do Pisa/OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
ONU EDUCAÇÃO
A Unesco é o braço da ONU (Organização das Nações Unidades) para a Educação, a Ciência e a Cultura. No Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), Maria Helena é membro do Conselho Diretivo.
SÃO PAULO E DF
Foi secretária de Educação no Distrito Federal e em São Paulo, onde também foi secretária estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e membro do Conselho Estadual de Educação, dentre outras funções.
PLANO MUNICIPAL
Foi secretária municipal da Educação em Campinas e presidente nacional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo). Atualmente é conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação.
PRESIDENTE NACIONAL
É presidente da Abave (Associação Nacional de Avaliação Educacional); membro do Comitê Técnico do Todos pela Educação; e membro do Comitê de Avaliação do Movimento pela Base.
DUAS ACADEMIAS
É conselheira do Conselho Consultivo da Organização dos Estados Ibero-americanos e embaixadora do Pisa para escolas no Brasil. É acadêmica da Academia Brasileira de Educação e da Academia Paulista de Educação.
ORGULHO DE PRUDENTE
Como se vê, a socióloga Maria Helena Guimarães de Castro é uma prudentina orgulho da cidade; pelos seus méritos em brilhante trajetória. A informação chegou ao Plantão através do radar de Laércio Alcântara, diretor administrativo da Câmara de Prudente.