Fluxo de passageiros no aeroporto cresce 19%

Em 2013, 40.903 toneladas foram embarcadas e desembarcadas no município, contra 38.154, em 2014.

PRUDENTE - Mellina Dominato

Data 15/06/2014
Horário 10:02
 

O número de passageiros que passam pelo Aeroporto Estadual de Presidente Prudente registrou elevação de 19%. Segundo dados do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), de janeiro a abril de 2013, 75.717 viajantes passaram pelo local. Já no mesmo período de 2014, entre embarques e desembarques, o fluxo ficou marcado em 90.736 pessoas. Em contrapartida, a quantidade de aeronaves que pousaram e decolaram na cidade diminuiu 8,5%, pois saltou de 5.768, no ano passado, para 5.274, neste ano. Queda de 6,7% também foi contabilizada no transporte de cargas. Em 2013, 40.903 toneladas foram embarcadas e desembarcadas no município, contra 38.154, em 2014.

Jornal O Imparcial Clientes de 2 companhias aéreas passam pelo local

Por meio da Assessoria de Imprensa, o Daesp informa que possui os dados estatísticos sobre a movimentação do aeroporto, porém, as justificativas em relação ao aumento ou redução na demanda ficam a cargos das empresas que atuam no local, que são a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Gol Linhas Aéreas.

Sobre o aumento no número de passageiros no aeroporto, a Azul, por meio de sua assessoria, pontua que a companhia atribui o crescimento a alguns fatores, como a oferta de três voos diários para Campinas, além do lançamento de uma viagem, aos fins de semana, para Ribeirão Preto, no qual os clientes têm a opção de seguir para Recife (PE) e Porto Seguro (BA). "Outro fator importante é a quantidade de destinos que os prudentinos têm a partir de Campinas: são mais de 50 cidades. Em três anos de atuação, desde o início de suas operações, a Azul já transportou aproximadamente 350 mil clientes, sendo diariamente 300 passageiros", frisa.

A assessoria da Gol também foi procurada pela reportagem para comentar a movimentação em relação ao aeroporto de Prudente. A companhia, porém, declarou que o assunto é relacionado a informações estratégicas e confidenciais da empresa.

 

Surpresa


Marcos Antônio Carvalho de Lucas, diretor regional da Aviesp (Associação das Agências de Viagens do Interior de São Paulo), se diz "surpreendentemente satisfeito" com o aumento no fluxo de passageiros em Prudente. Acredita que o transporte aéreo acabou "caindo no gosto" dos moradores da região, pois possibilita que as pessoas saiam cedo de casa e sigam até os grandes centros para compromissos profissionais e ainda retornem para sua residência ao fim do dia. "A boa oferta de voos, a pontualidade, o clima, tudo isso tem colaborado", pontua.

Em relação à redução na quantidade de aeronaves, acredita que isso envolva somente os aviões particulares, já que os voos comerciais continuam os mesmos, seis pousos e seis decolagens diários, com horários marcados de manhã, tarde e noite.

 

SAIBA MAIS

COLOCAÇÃO NO ESTADO

Os dados do Daesp revelam o movimento estatístico de passageiros em 26 aeroportos do Estado. No rol, Presidente Prudente figura na terceira colocação em maior número de embarques e desembarques de passageiros, atrás de Ribeirão Preto (314.729) e São José do Rio Preto (249.755). Já em relação à quantidade de aeronaves, a capital da Alta Sorocabana está na oitava posição. Por fim, no que diz respeito aos embarques e desembarques de carga, o município fica no sexto lugar, entre os sete estabelecimentos que fazem tal serviço.
Publicidade

Veja também