Fiscalização em frigorífico de Epitácio interdita equipamentos

Muitos itens de normas regulamentadoras foram descumpridos, e é possível que até o fim da semana que vem dezenas de autos de infração sejam lavrados

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 19/02/2016
Horário 12:13
Uma força-tarefa composta por auditores fiscais do MTPS (Ministério do Trabalho e Previdência Social), com apoio do MPT (Ministério Público do Trabalho), encontrou diversas irregularidades e chegou a interditar equipamentos no frigorífico JBS/Friboi, em Presidente Epitácio, gerando a paralisação das atividades.

De acordo com informações da auditora fiscal do trabalho, Renata Matsmoto, coordenadora do projeto estadual de ergonomia da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, os trabalhos tiveram início na terça-feira, visando verificar as situações de saúde e segurança do frigorífico, no que tange ao cumprimento das normas regulamentadoras.

No primeiro dia, um vaso de pressão foi interditado pela constatação de grave e iminente risco de acidente, e no dia seguinte, outros dez foram interditados (totalizando 11), além de uma caldeira e quatro serras de fitas, usadas para cortar carne. A interdição resultou na paralisação completa das atividades do estabelecimento desde quarta-feira.

Todavia, ontem, o frigorífico apresentou comprovantes de regularização dos vasos e da caldeira e foi levantada a interdição desses equipamentos, mantendo-se apenas nas quatro serras, de modo que as atividades devem ser retomadas normalmente hoje.

"A fiscalização continua até o fim da próxima semana, e já foram constatadas muitas irregularidades, cujos autos de infração lavraremos ao longo dos trabalhos", esclarece. Renata pontua que os autos serão convertidos posteriormente em multas, mas que ainda não é possível estimar valores. "Muitos itens de normas regulamentadoras foram descumpridos, e é possível que até o fim da semana que vem dezenas de autos de infração sejam lavrados", acrescenta.

A reportagem tentou contatar a Assessoria de Imprensa JBS/Friboi no fim da tarde de ontem via email e por meio do contato disponível no site oficial da empresa, para repercutir a situação, mas não obteve sucesso até o fechamento desta matéria.

Frigorífico


O frigorífico reabriu suas portas em setembro de 2011 reativando os trabalhos em todas as áreas da indústria, após ter suspendido suas atividades em junho de 2012. A fábrica foi construída no fim da década de 1970 e tem sido administrada pela JBS/Friboi desde 2001. Sua reabertura proporcionou 700 novos postos diretos de trabalho na comunidade, produzindo 9,5 mil toneladas de carne por mês.
Publicidade

Veja também