Fique atento a estes sinais, pois podem ser início de Parkinson

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 22/05/2024
Horário 04:30

Na terceira idade, é comum observarmos uma série de alterações, próprias do processo de envelhecimento. São quedas do cabelo ou cabelos brancos, dificuldade visual ou auditiva, presença de dores nos ombros, joelhos, coluna, revelando desgastes, processo degenerativos ou inflamatórios, como artrites, quedas mais frequentes e, especialmente, os tremores.
Sabemos que os tremores podem ocorrer também em jovens, nem sempre tem explicações. Mas, na terceira idade, os tremores podem ser tornar mais frequentes. Muitas vezes denominamos de tremores senils, que podem não incomodar os idosos, todavia outros tremores são mais frequentes e até incapacitantes.
Observar que na doença de Parkinson, os tremores são mais de repouso, ou seja, quando pessoa está parada. Nas mãos, nos pés, nos dedos, no queixo e na cabeça.
Mas também outros sinais e sintomas poderão surgir, como a lentidão no caminhar, muitas vezes enroscando os pés, que pode fazer com que o indivíduo tenha medo de andar. Se acompanhada de instabilidade postural, ou seja, o idoso fica inclinado para frente, pode acarretar, muitas vezes, quedas com cortes na cabeça, nas mãos ou até mesmo fraturas.
Se o idoso tinha uma expressão alegre, era sorridente, brincalhão, e agora sua expressão diminuiu, parece que sempre está “de cara fechada” não sorri para nada, é preciso averiguar.
Durante a noite muitas vezes o idoso tem dificuldade para dormir. Demora para iniciar o sono ou acorda no meio da noite e depois não consegue mais dormir, ou dorme muito pouco. E é evidente durante o sono presença de roncos, que se tornaram mais frequentes, e mais altos, demonstrando que a respiração do idoso ficou mais difícil. E muitas vezes incomodando quem está no mesmo ambiente.
Durante o almoço percebe se que ocorre salivação mais excessiva e dificuldade para falar, às vezes uma fala mais arrastada e pouco audível.
Já não há por parte do idoso auxilio nas tarefas do lar, como limpar a casa, ajudar a lavar a louça ou mesmo participando da realização das refeições Está mais ansioso, apático, às vezes se altera facilmente, ou mesmo boa parte do dia está mais deprimido, ficando mais tempo dentro do quarto e não conversando.
São vários sinais que toda família que tem um idoso no seu ambiente doméstico, precisa ter atenção. Às vezes dizer que faz parte do processo da terceira idade. E que está tudo normal.
Pequenos e sutis tremores podem diagnosticar uma doença degenerativa, sendo o diagnóstico e tratamento mais precoce diferenciais na qualidade de vida.

Publicidade

Veja também