Falta pouco para bolar rolar, a partir das 15h deste sábado, pelos últimos 90 minutos do Campeonato Paulista da Segunda Divisão 2022. A taça da Bêzinha será levantada no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, ao final do capítulo derradeiro da decisão entre Grêmio Prudente e Itapirense. No jogo de ida em Itapira, vitória, por 2 a 0, para a de equipe Marcos Campagnollo. Para ficar com o caneco, o Grêmio pode perder por até dois de diferença.
O Gavião Carcará tem a melhor campanha do torneio. Único invicto, em 21 jogos até aqui, o Grêmio Prudente tem 15 vitórias e seis empates: marcou 38 gols e sofreu apenas dez, o que lhe confere a defesa menos vazada do certame na proporção de rodadas disputadas. O atacante Jeferson Dí Maria é o artilheiro do Carcará com dez tentos anotados ao longo da Bêzinha: o camisa 9 do Grêmio figura na segunda colocação da artilharia do torneio, atrás apenas do atacante Jé, da Itapirense, com 12 gols.
Responsável por arquitetar a campanha que levou o Grêmio à Série A3 do Paulistão, o técnico Marcos Campagnollo descartou o clima de “já ganhou” entre os atletas. “O ‘já ganhou’ jamais entrou em nosso elenco. São atletas focados, determinados e estão todos imbuídos a fechar este campeonato com honra”, enfatizou o técnico do Grêmio Prudente, que, mesmo com ampla vantagem, também falou em surpreender a Itapirense no Prudentão. “Trabalhamos bastante a parte tática da equipe para que a gente possa estar surpreendendo a equipe da Itapirense em nossos domínios”, acrescentou Campagnollo.
A volta do zagueiro Eduardo Biazus, um dos pilares da zaga prudentina, e do volante e capitão Rodrigo Santos à equipe titular do Grêmio Prudente é bem provável segundo o treinador do Grêmio Prudente. Ambos não jogaram o primeiro duelo da decisão em Itapira. Biazus estava lesionado e Rodrigo cumpriu suspensão. “Eles trabalharam junto com os demais atletas [ao longo da semana] e provavelmente devem voltar”, indicou Campagnollo, que também ressaltou o desejo de coroar a campanha com o título invicto da Bêzinha e entrar para história.
“Estamos querendo muito buscar o título de campeão. Tenho certeza que amanhã [hoje] vamos fazer um grande jogo para ficar na história”, finalizou o treinador do Grêmio Prudente. No ano passado, Campagnollo conquistou o acesso com a Matonense, mas acabou perdendo a final da quarta divisão do Paulistão para o USAC (União Suzano Atlético Clube).
Buscando reverter uma situação amplamente desfavorável, o técnico da Itapirense, Tassio Lopes, ressaltou a preparação psicológica do plantel da Vermelinha ao longo da semana para tentar a virada diante do Grêmio Prudente no Prudentão. “A preparação foi mais psicológica do que ela em campo em si para a gente tentar se reanimar e voltar a ser um time guerreiro e competitivo [...] para fazer o jogo da vida, um jogo de verdade, de entrega”, confidenciou o técnico da Itapirense ao repórter da Rádio Prudente News AM 1070, Emmanuel Gasqui.
A equipe de Itapira precisa vencer o duelo por, no mínimo, três gols de diferença para ficar com a taça. O atacante Jé, da Itapirense, artilheiro da Bêzinha, desfalcou a Vermelinha na primeira partida da decisão e deve ser o principal reforço para o jogo da volta no Prudentão.
Zabumba, sinalizadores, tamborim e bumbos estarão presentes mais uma vez no Prudentão, palco da grande final da Bêzinha, para deixar a festa da torcida prudentina ainda mais bonita. Ontem, o Grêmio Prudente anunciou em suas redes sociais que 8,5 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente para o jogo que vale a taça do certame. Mais uma vez em sequência, o recorde de público do Grêmio Prudente como mandante será quebrado. A capacidade do Prudentão será de 13.850 pessoas.
Os ingressos para cadeiras foram esgotados ao longo da semana. As vendas de entradas, à R$ 10, para as arquibancadas ocorrem neste sábado das 9h às 12h na bilheteria do Prudentão e na Banca do Tênis. Os portões para o jogo serão abertos às 13h30. Crianças de até 8 anos não pagam para ter acesso às arquibancadas, porém o responsável deve retirar o ingresso gratuito, somente, na bilheteria do palco da decisão.