Fim de ano eleva procura por passaporte em PP
De janeiro até o dia 27 de novembro, 5.224 documentos de viagem tinham sido emitidos pelo órgão, uma média mensal de 30 passaportes.
Nesta época de festas e de férias, a procura pela retirada de passaportes aumenta na Delegacia da Polícia Federal de Presidente Prudente. O encarregado da Comunicação Social, Celso Campos, pontua que a demanda nos meses de novembro e dezembro é maior que nos outros meses e destaca que a procura no fim deste ano está no mesmo patamar de 2012. De janeiro até o dia 27 de novembro, 5.224 documentos de viagem tinham sido emitidos pelo órgão, uma média mensal de 30 passaportes.
Campos explica que os interessados em adquirir o documento devem acessar o portal eletrônico da Polícia Federal (
www.dpf.gov.br), para obter informações sobre a documentação necessária e ainda realizar o agendamento para receber atendimento na sede do órgão.
Animais de estimação
Em breve, cães e gatos também poderão viajar para o exterior munidos de passaporte. A
Agência Brasil informa que, apesar do documento estar relacionado a viagens internacionais, o mesmo poderá ainda ser usado em roteiros nacionais. Este começará a ser expedido em fevereiro de 2014, quando serão completados os 90 dias de prazo para a entrada em vigor da instrução normativa (IN), publicada no Diário Oficial da União, que estabelece os requisitos e os procedimentos para a concessão, emissão, validade e legalização do documento.
Segundo a
Agência Brasil, para tirar o passaporte do animal de estimação, que não tem custo, o dono deverá entrar em contato com as unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) em portos, aeroportos, aduanas e postos de fronteira do País e solicitar a emissão do documento, entregue em até 30 dias.
O documento, chamado Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, irá conter informações gerais do animal – nome, espécie, raça, sexo, data de nascimento e pelagem – e atestado de saúde assinado por um médico veterinário.