Em votação unânime, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) dá provimento ao recurso de reconhecimento à filiação de Salvador da Cruz Neto no União, em Presidente Prudente. Condição que pode alterar o coeficiente eleitoral.
CONTAGEM GERAL
Entendimento preliminar, construído pelo Plantão junto aos bastidores, ventila a possibilidade de que os 1.258 votos obtidos por Neto Salvador entrem agora na contagem geral. Com isso, o União, que tinha 13.051 votos computados, passa a ter 14.309.
POSSÍVEL MUDANÇA
Caso tenha procedimento essa contagem, o União passaria a ter 151 votos a mais que o PP que teve 14. 158. Diante destes dos números, cogita-se que poderá ocorrer mudança na composição dos vereadores para a próxima legislatura.
PLANO HIPOTÉTICO
Porém, não é algo absolutamente correto. Como o colunismo jornalístico admite conjecturas, o Plantão traz essa informação corrente nos bastidores da política local e anuncia o compromisso com o leitor de buscar entender melhor essa questão.
SEM AFOBAMENTO
Diante da situação, a opção é por não citar nomes caso a alteração na contagem dos votos venha trazer algum efeito, com a retirada de alguém na lista dos anunciados eleitos para entrar quem, por ventura, tenha oportunidade de entrar na lista.
RECURSO ELEITORAL
O recurso eleitoral foi requerido por Neto Salvador, através do advogado Dr. José Henrique Ligabo. O relator foi o juiz Dr. Rogério Cury. A sentença de 1º grau foi manifestada à falta de ausência de filiação no União.
ARGUIÇÃO DA DEFESA
A reforma da sentença acatou a arguição de que por equívoco o União não efetivou o registro da filiação feita e anunciada publicamente em 19 de fevereiro deste ano, inclusive com registro na mídia local, incluindo imagem.
NOME POR NOME
Do julgamento em 2º grau, na tarde de ontem, participaram os desembargadores Silmar Fernandes (presidente), Encimas Manfré e Cotrin Guimarães; e os juízes Régis de Castilho, Maria Cláudia Bedotti, Rogério Cury e Cláudio Langroiva Pereira.
HONRA DOS VOTOS
Na sessão ordinária desta semana, ao agradecer os 4.193 votos recebidos e que garantiram sua reeleição na condição de candidato mais votado, o vereador Douglas Kato (PSB) reafirmou o compromisso de trabalho para honrar os votos.
ELEITO E ATUAL
Kato parabenizou o prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), dizendo ser o prefeito que sempre acreditou ser o melhor para a cidade. Agradeceu o prefeito Ed Thomas (MDB) pelo aprendizado da convivência entre os poderes.
PREGANDO UNIÃO
Em seu pronunciamento, o também reeleito vereador William Leite (PP) agradeceu os eleitores, proferiu palavras de consolo aos que não se elegeram e pregou união para trabalhar em prol de Presidente Prudente.
AJUDA EXTERNA
Para William, o prefeito eleito Tupã deverá se empenhar nos esforços em busca de recursos junto ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), de deputados estaduais e deputados federais. Disse, no sentido que a cidade precisa de ajuda externa.