Na manhã de hoje, um filhote de lobo-guará foi encontrado atropelado na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), em Presidente Epitácio. O animal foi transferido a Presidente Prudente, onde recebe os atendimentos necessários.
A Polícia Militar Ambiental relata que realizava a operação “Ação Pela Natureza”, quando foi acionada pela Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares), que administra a rodovia, para fazer a transferência do animal ao Centro de Triagem de Animais Silvestres, na Cidade da Criança, em Presidente Prudente.
De acordo com a 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, o lobo-guará foi recebido pela médica veterinária, Érica Pellosi, onde foi observado se tratar de um macho, com aproximadamente um ano de idade.
No animal, foram constatadas duas fraturas expostas em suas patas.
Conforme a polícia, o lobo passará por tratamento e, quando estiver apto, será reintroduzido em seu habitat natural.
Segundo a Polícia Militar Ambiental, o lobo-guará (nome científico: Chrysocyon brachyurus) pode atingir entre 20 e 30 kg de peso e até 90 cm na altura da cernelha. Na região oeste do Estado de São Paulo, a espécie corre o risco de desaparecer, conforme afirma Djalma Weffort, ambientalista e presidente da Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar).
“O lobo-guará está ameaçado de extinção, e já é rara sua aparição”, lamenta.
Conforme Djalma, o animal silvestre é típico do Cerrado e possui "grande importância" para o equilíbrio ecológico, por fazer parte da cadeia alimentar. “Nossa paisagem é muito fragmentada, e como ele necessita de ir entre uma área e outra, acaba atravessando as estradas, correndo risco de acidentes”, afirma o ambientalista.
“Vamos torcer para que ele sobreviva”.