A banda prudentina, Filhos da Ciça, lançou recentemente um videoclipe para uma música baseada em um conto de Machado de Assis, intitulada “Cartomante”. A canção faz parte do primeiro álbum completo do grupo, “Roxo”, que será apresentado em show gratuito no Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado, às 16h. Lembrando que o disco está disponível em todas as plataformas de streaming desde ontem, com sete composições, “com pitadas de heavy metal, funk rock, rock alternativo e até um slow blues. Está bem legal!”, adianta o guitarrista e vocalista da banda, Zé Roberto Barbosa, 29 anos.
Sobre quais as expectativas para o show de lançamento, Robson Soares, 26 anos, baixista e vocalista da banda, destaca com todas as letras em caixa alta que estão muito ansiosos para colocar essas músicas no mundo físico e compartilhar com o público suas sensações sinestésicas com a cor "roxa".
“E, além disso, também preparamos uma cenografia com base na estética da banda e participações especiais que vão enriquecer os arranjos musicais. Então vai estar lindão, na moralzinha”, garante Robson.
Zé Roberto diz que nesta apresentação do Sesc, tocarão todos os lançamentos que são: "Roxo", "Quase lá" (2020) e “Quero Fugir” (2019), que é o primeiro EP da banda. Além disso, também mostrarão outras músicas ainda não lançadas, mas que já fazem parte do repertório da banda. Boatos de que tem até coisa inédita!
A ideia de combinar literatura com música para a criação de “Cartomante”, segundo Robson, surgiu ao acaso, em um momento em que ele estava compondo na sala de sua casa, tocando, anotando ideias e buscando temas para escrever. “Ao olhar minha coleção de Machado Assis, me lembrei do conto ‘A Cartomante’, que é um dos meus prediletos, daí resolvi adaptar com a sonoridade que a história me remetia, algo mais pesado, tenso e agressivo”, conta o vocalista.
"ESSE CLIPE, PRA MIM, FOI UM PASSO ADIANTE NO NOSSO TRABALHO, MOSTRAR QUE NÃO ESTAMOS MAIS BRINCANDO DE BANDINHA E QUE SIM, ESTAMOS FAZENDO ARTE SÉRIA”
Robson Soares
Para deixar tudo ainda mais rico, o clipe foi gravado num lugar especial para os integrantes da banda, segundo o baterista Guilherme Sala, 24 anos. “Gravamos no Galpão da Lua, onde recebemos todo o apoio e a ajuda necessários para realizar o trabalho. Cederam-nos o espaço, cenografia e algumas boas risadas. Foi incrível. É um espaço que amamos frequentar, onde sempre nos sentimos acolhidos, rodeados de arte e cultura. Visitem, vale muito a pena”, indica Guilherme.
Neste videoclipe, segundo Robson, a banda representa a história do single inspirado no conto de Machado de Assis, onde uma traição é descoberta e, traindo suas próprias convicções, o traidor recebe um destino fatídico ao confiar no misticismo duvidoso de uma cartomante. A música também faz referência à composição de Ivan Lins e Vitor Martins, eternizada na voz de Elis Regina.
"Esse clipe, pra mim, foi um passo adiante no nosso trabalho, mostrar que não estamos mais brincando de bandinha e que sim, estamos fazendo arte séria. Foi tudo na base do it yourself e serviu como aprendizado pra muita coisa como banda, como produtor e até mesmo como ‘ator’. Nos divertimos muito e estou ansiosíssimo pra galera ver e curtir", comentou Robson.
O roteirofoi escrito e dirigido de forma colaborativa pela banda e pela produção que contou com Gabriel Augusto (Gasalucinação) nas filmagens e direção fotográfica, assim como arte da capa; Raquel Siqueira na pré-produção, maquiagem e atuação; e Thiago Reis nas imagens de drone. A composição do próprio Robson, com produção de Marco Dower, do Studio Maestrya.