Filhos da Ciça apresenta novo trabalho neste sábado, no Sesc

Banda prudentina traz repertório autoral, em show gratuito; ainda ocorrem vivências agroecológicas, feira de pequenos produtores e espetáculo infantil

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/12/2024
Horário 07:04
Foto: Divulgação/@Gasalucinação
Às 16h de hoje, público confere o show da banda prudentina de rock alternativo, Filhos da Ciça
Às 16h de hoje, público confere o show da banda prudentina de rock alternativo, Filhos da Ciça

Neste sábado, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realiza show com a banda prudentina de rock alternativo, Filhos da Ciça. Durante o dia, também ocorrem vivências dedicadas à biodiversidade, incentivando práticas conscientes e a conexão com o meio ambiente. Já no domingo, a programação segue com o espetáculo infantil de palhaçaria “Rainhas do Radiador”. Tudo gratuito e aberto ao público em geral.

Às 16h, no palco da Área de Convivência do Sesc, a banda Filhos da Ciça apresenta seu novo trabalho: "Vermelho" que dá continuidade a sua trilogia sinestésica iniciada com “Roxo” (2022).

Agora, mergulha nas complexidades de uma cor que arde nas emoções humanas, que remete ao fogo, à paixão, à violência e à luta. “Este novo trabalho é marcado pela intensidade de seus arranjos e pela força das mensagens que carrega. Refletimos a angústia social, política e cultural da América Latina, enquanto exploramos os contrastes da nossa história através da música”, descreve o grupo.

Se “Roxo” representava uma experiência mais introspectiva, abordando temas como mistério, espiritualidade e sensibilidade, o álbum atual explora os aspectos mais densos e visceralmente humanos: raiva, desejo, violência, mas também paixão e esperança. “A sinestesia entre a agressividade das sonoridades e as complexidades do contexto sociopolítico oferece um retrato cru e real da realidade latino-americana", afirma a banda.

De acordo com Filhos da Ciça, a sonoridade do disco é agressiva e direta, com arranjos que exploram a diversidade rítmica do continente. “A fusão de influências musicais e a intensidade das composições ecoam as lutas e os sentimentos de um povo marcado pela exploração, pela opressão e pela resistência. Cada faixa desse álbum é um momento único dentro da trilogia, mas com um caráter próprio, mais contundente.”

Meio ambiente

Dentro da programação do sábado, às 9h30, ocorre a Feira de Pequenos Produtores, cujo foco é fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região. Cada produto oferecido torna-se o ponto de partida para a criação de uma rede de conexão entre o rural e o urbano, fomentando a agricultura familiar, o artesanato e os comércios locais.

Ainda neste sábado, ocorre a vivência Agroecologia Brincando, às 15h, ministrada pelo educador e agricultor, Aderbal Silva. Ele apresenta uma experiência educativa e cooperativa que introduz os participantes aos princípios fundamentais da agricultura sustentável, com foco em práticas como a criação de hortas e o planejamento responsável.

O educador propõe atividades interativas nas quais o participante será incentivado a desenvolver uma consciência crítica sobre a qualidade dos alimentos que consumimos, reforçando a importância de práticas agrícolas que respeitem e mantenham o equilíbrio dos ecossistemas naturais.

Ele volta no domingo, às 16h, com a vivência Jogo da Sustentabilidade, na qual o público pode aprender, por meio de um jogo cooperativo, sobre os conceitos necessários para a correta separação de materiais recicláveis.

Com desafios e atividades lúdicas, a atividade reforça a importância da reciclagem e da gestão eficiente dos resíduos, propondo um engajamento ambiental de forma divertida e educativa. As atividades ocorrem no Quiosque com retirada de senhas gratuitas 30 minutos antes.

Crianças

Às 15h do domingo, tem o espetáculo “A Extraordinária Viagem ao Reino das Asas”, com o Coletivo Rainhas do Radiador contando a história de duas palhaças que caem na floresta durante um voo de balão.

Perdidas e sem saber como resolver a situação, elas encontram uma coruja e acabam descobrindo a história da Arara de Sete Cores, um pássaro que tem a solução de todos os problemas do mundo.

Na busca por encontrar essa fabulosa Arara, as palhaças se jogam em uma instigante aventura que as levará a descobrir outros pássaros raros, como a Gaviola Real e a Ema refugiada, que sonha em poder voar. Após muitas dificuldades, elas percebem que somente abrindo o coração é que  poderão voltar a voar. A peça é livre para todas as pessoas.

Maila Alves

Feira de Pequenos Produtores visa fortalecer a agroecologia e as iniciativas socioambientais da região

Clivia Baron

Agroecologia Brincando: vivência introduz os participantes aos princípios fundamentais da agricultura sustentável

Clivia Baron

Jogo da Sustentabilidade: público aprende sobre os conceitos necessários para a correta separação de recicláveis

Camila Fontonele

Coletivo Rainhas do Radiador conta história de 2 palhaças que caem na floresta durante um voo de balão

Publicidade

Veja também