O ex-vereador Feiz Abbud foi a figura central da abertura das comemorações do Centenário da Câmara Municipal de Presidente Prudente, por escolha da casa legislativa e pela eloquência: capacidade de falar e se expressar com desenvoltura.
PRESIDENTE DA SESSÃO
Na condição de um dos vereadores do Cinquentenário da Câmara de Presidente Prudente, Feiz Abbud foi designado para presidir a sessão do Centenário ao lado de seus colegas da legislatura iniciada em 1973.
COMPOSIÇÃO DA MESA
Os outros três vereadores do Cinquentário que estiveram na mesa: Jobel Andrade do Amaral, Milton Perina Santos e Dorivaldo Badan. Não pôde estar presente, por motivo de saúde, Nelson Porto Alegre.
TÍTULO DE CIDADÃO
Na mesma sessão, na segunda-feira (6), Feiz Abbud recebeu o título de Cidadão Prudentino, outorgado pelos vereadores da 18ª Legislatura, devido aos relevantes serviços prestados à cidade, em várias áreas como as empresarial, política e esportiva.
PODER DA ORATÓRIA
Por duas vezes, o homenageado ocupou a tribuna, chamando a atenção pelo poder da oratória, memória, raciocino rápido e bom humor. Provocou emoções e reflexões, arrancou aplausos e risos.
BELOS DISCURSOS
O primeiro discurso, de improviso, foi sobre o Centenário. O segundo discurso, também de improviso, foi para agradecer a cidadania. Feiz Abbud dedicou o título à sua esposa Cleide Zacarias Abbud (1945-2022).
NA BARRIGA E NO BERÇO
Filho dos pioneiros prudentinos comendador Tannel Abbud e Rosa Buchalla, Feiz nasceu em São Paulo, capital. Como ele mesmo disse na cerimônia, foi a São Paulo na barriga da mãe para nascer e voltou no berço.
HONRA AO PAI E MÃE
Participante ativo da vida socioeconômica de Presidente Prudente desde a década de 1950, órgão de pai aos 19 anos de idade, se juntou à dona Rosa no comércio de compra e vendas de cereais. Com o tempo, expandiu a atuação para o ramo imobiliário.
LAÇOS DE FAMÍLIA
A família de Feiz Abbud esteve presente na homenagem. Seu irmão Antônio, mais conhecido como Toninho Abbud, foi quem lhe entregou o título de cidadania. Feiz falou da família, dos filhos e suas composições familiares.
DNA NA POLÍTICA
A biografia de Feiz Abbud evidencia seu DNA na política, pela atuação de seu pai libanês e pelo seu professor Jânio Quadros (1917-1992) no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, onde continuou o estudo básico iniciado em Prudente.
NOVOS REGISTROS
A sessão de abertura das comemorações do Centenário foi muito marcante e o Plantão voltará a fazer registros de fragmentos vistos como os mais significativos, inclusive trazendo os nomes de todos os homenageados.