Fiéis participam de tradicional em Piquerobi

Morador de Presidente Venceslau, o aposentado Euzébio Cândido de Oliveira, 75, participa da festa todos os anos. “Gosto de acompanhar desde as primeiras horas, quando começam a compor os desenhos. É tudo muito bem feito e fica muito bonito", exclama.

REGIÃO - Oslaine Silva

Data 05/06/2015
Horário 08:00
 

Quermesse, barracas com diversos produtos, missa, procissão, show musical e pirotécnico. Tudo isso fez com que mais uma vez a tradicional festa de Corpus Christi de Piquerobi, referência religiosa no Estado de São Paulo, recebesse fiéis católicos de diversas regiões do país. Conforme a organização já havia estimado, ontem, em sua 48ª edição, cerca de 10 mil pessoas compareceram ao evento.

Os 510 metros de tapete confeccionados com toneladas de granilhas de calcário, pedra brita, areia, isopor, sprays, cola, entre outros produtos, coloridos com tintas látex (vermelho, azul, amarelo, roxo, branco, etc),  chamavam a atenção de todos pela riqueza de detalhes dos desenhos formados a partir do tema "A eucaristia como fonte e alimento das virtudes teológicas".

"Graças a Deus tivemos um lindo dia de sol para que preparássemos tudo para a nossa procissão dedicada ao Santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo", salienta Ângela Rodrigues Soares, coordenadora do evento.

Jornal O Imparcial Visitantes contemplaram decoração dos tapetes coloridos

Morador de Presidente Venceslau, o aposentado Euzébio Cândido de Oliveira, 75, participa da festa todos os anos. "Gosto de acompanhar desde as primeiras horas, quando começam a compor os desenhos. É tudo muito bem feito e fica muito bonito", exclama.

"Não tem como não se encantar com tanta beleza, que a cada ano se renova. Para nós, católicos, é uma grande alegria poder neste dia reforçar o nosso amor a Jesus, que é o alimento que tanto precisamos", destaca Cleide Lopes da Costa Branquinho, 42, funcionária pública.

O evento, além de ser um momento de fé, ainda contribui para a renda de muitas pessoas que vendem seus produtos na feira montada nas proximidades da paróquia São Miguel Arcanjo. Dona Maria Irene Faustino de Oliveira, 64, é uma delas. "Há 20 anos participo desta festa trabalhando. Monto minha barraca e vendo salgados", diz.

Para o prefeito Valdir Aparecido Lopes, o Dudu, (PMDB), a celebração é motivo de orgulho. "É necessário agradecer a todos que, de alguma maneira, participaram da organização da festa, dando continuidade a este trabalho que existe há tantos anos. Pelo empenho de todos estamos inseridos no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, e isso é motivo de orgulho para todos piquerobienses", expõe.

 

Solidariedade

Assim como em Álvares Machado, que anualmente arrecada alimentos para distribuir aos mais necessitados, a Paróquia São João Batista de Pirapozinho também comemorou a dia de Corpus Christi com um toque de solidariedade. Conforme a Assessoria de Imprensa da igreja, durante a procissão que reuniu 5 mil fiéis foram recebidas doações de 2,5 mil quilos de alimentos que serão entregues para famílias carentes cadastradas na Pastoral Social.

Grupos, pastorais e movimentos, além da comunidade em geral, se empenharam nesse ato de solidariedade ao próximo. "Esta deve ser a função da celebração. Realizamos este trabalho social, pois a decoração vai para o coração das pessoas, mas os alimentos podem saciar a fome de muita gente", salienta João Carlos Domingues, participante da comunidade.
Publicidade

Veja também