Festival resgata costumes e riquezas do interior do país

Evento engloba em 3 dias, o 16º Encontro de Violeiros e Cantadores, 13ª Feira de Artesanato Caipira e a 12ª Festa do Milho

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 27/12/2016
Horário 07:44
 

Vem aí aquela festa gostosa na Praça Leite Ribeiro, em Irapuru, que relembra os costumes e a riqueza do nosso interior. De amanhã até sexta-feira, das 18h à meia-noite, será realizado o Caipirapuru 2016 – Festival de Cultura Caipira, que engloba o 16º Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, a 13ª Feira de Artesanato Caipira e a 12ª Festa do Milho. Com organização de uma comissão, o evento tem a promoção do Nosso Clube Amigos da Viola, parceiro desde o início. Lembrando que é de graça!

Jornal O Imparcial Juliana Andrade abrilhanta festa que visa preservar cultura caipira

Segundo Renato de Jesus Souza Silva (Jesus de Burarama), que é coordenador do Clube Amigos da Viola e do Cordel Caipira, os organizadores esperam receber de 15 a 20 mil visitantes, nos três dias de festa. Segundo ele, todos se empenham a cada ano para resgatarem, juntos, as tradições culturais tipicamente paulistas que, aos poucos, foram sendo esquecidas com o passar dos tempos.

"Riquezas que simbolizam e representam a nossa gente não podem ser esquecidas. Em outros lugares até podem ter as atividades, mas é algo que pertence a nós: nossa vida, nosso oeste paulista. E como sempre fazemos, convidamos com prazer e alegria os prezados amigos da viola caipira, da música raiz e cultura caipira em geral para participarem dessa linda festa", convida Renato.

De acordo com ele, o esquema de estrutura será o mesmo dos anos anteriores, com uma área coberta na praça, um palco no fundo para as apresentações dos violeiros, sanfoneiros e cantadores, e no entorno as barracas de comidas típicas e de artesanato caipira.

 

Histórico

Renato conta que em 2001 criou o Encontro de Violeiros e Cantadores de Irapuru, depois de conhecer Júlio Santin, médico e violeiro da cidade, radicado em São Paulo. Em 2004, deu vida ao Caipirarte - Feira Regional de Artesanato Caipira. Em 2005, Júlio Santin criou a Festa do Milho, com ênfase na culinária caipira e a partir deste ano, quando entidades beneficentes da cidade passaram a  participar efetivamente, os três segmentos viraram o Caipirapuru, palavra criada pelo grande violeiro Levi Ramiro, juntando o nome da cidade à palavra caipira.

Conforme Renato, nestes 16 anos, o Caipirapuru lançou vários violeiros, hoje de projeção nacional como Júlio Santin e Renato Mendonça, Juliana Andrade; duplas caipiras, como Mauro Silva & Oliveira, Edson Esteves & Fernando; sanfoneiro, Eujácio Rocha e até cordelista, ele mesmo.

"Sem falar de renomados violeiros que passaram pela festa: Levi Ramiro, Gedeão da Viola, Zeca Collares, Pereira da Viola, Arnaldo Freitas - do regional da Inezita Barroso, programa ‘Viola, Minha Viola’, da TV Cultura, que estará novamente conosco este ano, e grandes cantadoras e cantadores, como Socorro Lira , Conceição Montanheri , Cícero Gonçalves, de São Paulo", destaca o cordelista.

O evento, realizado anualmente em dezembro, entrou em 2011 para o Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

 
Publicidade

Veja também