Festival Literário conta com parceria da Inova Prudente leva oficinas interativas

Entre as atividades estão experimentos, conscientização e muita tecnologia em todos os dias do evento, no Matarazzo

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 26/08/2018
Horário 04:30

Uma das inúmeras novidades da estreia do Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente) é a parceria com a Fundação Inova Prudente. A instituição desembarcou no Centro Cultural Matarazzo onde fica até o dia 2 de setembro oferecendo várias oficinas interativas. Entre estas, é possível destacar atividades de eletrônica e arduino, informática, worskhop de Minecraft, programação para crianças, jogos infantis, oficina de ciências, de arte com lixo eletrônico e disponibilidade de óculos de realidade virtual.

No ano passado a fundação participou como expositora em um estande no Salão do Livro. Fato que serviu de motivação para estreitar a aliança com o novo modelo do evento neste ano. Além disso, a ideia é ampliar a chance de apresentar para a população o trabalho que desenvolvem com alunos da rede municipal de ensino no Inova Kids. Este, resultado de uma parceria com as pastas municipais Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação).

Segundo Rogério Marcus Alessi, secretário municipal de Tecnologia da Informação e presidente do Conselho Curador da Inova, participar do Flitpp é essencial para proporcionar uma experiência nova para a sociedade. “Estamos animados, a expectativa é de poder, por meio da tecnologia, nos envolver com as pessoas. Queremos interagir, divulgar nosso trabalho e mais que isso, dialogar melhor com os jovens e apresentar novas ideias e experiências que casam com a nova fórmula do festival”, explica Alessi. 

Oficinas culturais

Engana-se quem pensa que cultura e tecnologia são áreas distintas. De acordo com Alessi, ambas se conectam em determinados momentos. “A tecnologia está presente nas questões culturais, literárias, nos óculos virtuais, por exemplo, trazemos filmes, histórias e cenários que proporcionam, quem sabe, um incentivo a leitura”, explana.

De acordo com o secretário, cada oficina traz um ensinamento. A de ciências, por exemplo, as crianças poderão fazer experimentos. Já na de arte com lixo eletrônico serão conscientizadas sobre o descarte correto de resíduos. “Também traremos tecnologias que muitas vezes eles não têm no cotidiano como realidade virtual”, relata.

Sobre o funcionamento das atividades, Alessi explica que serão de fluxo contínuo, ou seja, não precisam de inscrições prévias. O local onde ocorrerá as recreações serão o Infocentro do Matarazzo e a parte externa do centro. “Faremos uma verdadeira maratona [risos], vamos estar de segunda a sábado das 8h às 22h e ao domingo das 14h às 22h”, afirma.

Inova inovando

Atualmente, segundo Alessi, a Fundação Inova Prudente recebe cerca de 2 mil alunos de escolas locais para o Programa de Educação Integral Cidadescola. “A gente percebe que com o tempo a fundação está crescendo, ampliando espaços na sociedade prudentina, a cada evento vemos que a sociedade participa mais”, relata.

Além disso, conforme o secretário, a fundação serve como referência para comunidade de inovação na cidade. “Essa comunidade de pessoas interessadas sempre existiu, mas agora ela tem um ponto de referência e a ideia é, com o lançamento do nosso espaço de Croworking, aumentar essa referência ainda mais, criar um ambiente onde essas pessoas possam desenvolver suas habilidades”, pontua.

 

“A tecnologia está presente nas questões culturais, literárias, nos óculos virtuais, por exemplo, trazemos filmes, histórias e cenários que proporcionam, quem sabe, um incentivo a leitura”

Rogério Marcus Alessi

secretário municipal de Tecnologia da Informação e presidente do Conselho Curador da Inova

Serviço

O Flitpp é aberto ao público e ocorre dos dias 24 de agosto ao 2 de setembro no Centro Cultural Matarazzo. O endereço é Rua Quintino Bocaíuva, 749, Vila Marcondes em Presidente Prudente (SP). 

Publicidade

Veja também