Hoje o céu de Presidente Prudente não será restrito ao azul e branco, como é na maioria dos dias, mas ganhará inúmeras cores e formas. Será enfeitado com a criatividade dos participantes do 28º Festival de Pipas Raul Albieri, que terá início às 9h, no campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (FCT/Unesp). Quem não garantiu sua participação antecipada, não precisa se preocupar, pois as adesões gratuitas serão registradas no local. Vale lembrar que o tema deste ano Juventude e Cidadania será obrigatório em determinadas categorias. Troféus e bicicletas serão os prêmios distribuídos aos melhores colocados.
Organizado por O Imparcial, FCT/Unesp e Prefeitura de Prudente, por meio das secretarias municipais de Esportes (Semepp) e de Cultura (Secult), e com apoio de parceiros, o tradicional evento tem por finalidade "o intercâmbio social e a promoção da prática do lazer entre a sociedade". Por esta razão, todos são bem-vindos a se divertir neste dia que tem tudo para ser especial. Para garantir a organização da festa, na manhã de ontem, os colaboradores trabalhavam na estrutura do local. A expectativa dos organizadores é de superar os 300 inscritos da última edição que recebeu cerca de 4 mil pessoas.
Além da competição, o gramado também será palco de inúmeras atividades desenvolvidas pelos parceiros da ação. A FCT/Unesp, por exemplo, trará para o campo parte do acervo de sua biblioteca infantil, sem contar nos fantoches do Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia (Cemaarq) que também confirmaram presença no festival.
Assim como a instituição de ensino superior, a Prefeitura, por meio da Semepp disponibilizará monitores para auxiliar as crianças e a Secult participa com atrações culturais e grafitagem. Quem comparecer ao evento, ainda poderá conferir a apresentação inédita de cerca de 100 homens do Tiro-de-Guerra.
Haverá ainda distribuição de brindes e sorvetes aos inscritos. Aqueles que quiserem reduzir o calor com a compra de um picolé Uepa, ainda fará uma boa ação, pois toda a renda arrecadada com o produto será revertida para a entidade prudentina, Lar Santa Filomena, bem como os recursos levantados com a venda de salgados, oferecidos pela Panificadora Chantilly.
Além das barracas de alimentação e das diversas atividades de lazer, haverá estandes informativos, montados pelos parceiros do evento que, como ressalta o gerente de marketing deste diário, Alberto Deodato, "contribuem prontamente com atividades, prêmios ou serviços". Vale ressaltar que o Festival de Pipas integra o calendário municipal de eventos e também o turístico do Estado. A competição também marca a abertura da 1ª Semana Municipal da Juventude.
Dinâmica da competição
De posse de suas pipas, os participantes terão 30 minutos para colocá-la no ar. Serão avaliadas e terão condições de serem classificadas aquelas que permanecerem empinadas por um prazo de cinco minutos. Os competidores concorrem em três categorias: maior – por metro quadrado (m²) –, criativo e temático, mas ainda há a destaque especial. Os três primeiros colocados de cada categoria mais o vencedor da destaque especial serão contemplados com troféus e bicicletas. Vale ressaltar que as pipas concorrentes na maior e na temática devem, segundo o regulamento, necessariamente, fazer alusão ao tema.
SAIBA MAIS
MÃOS DADAS
O 28º Festival de Pipas Raul Albieri é realizado por O Imparcial, FCT/Unesp e Prefeitura de Prudente, por meio da Semepp e da Secult, com colaboração da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Tiro-de-Guerra. Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Uepa Sorvetes, Panificadora Chantilly, Band, Caiuá Distribuição de Energia S/A, Vip Door Painéis & Outdoor, Refrigerantes Funada, Vidro Curvo, Alimentos Wilson, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multisinais e Audi Propaganda patrocinam o evento.