Festas juninas: chegou a hora de aproveitar as coisas simples da vida!

EDITORIAL -

Data 18/06/2022
Horário 04:15

Quando chega o mês de junho, entram em cena os velhos e conhecidos personagens da cultura brasileira: o chapéu de palha, o vestido caipira, a fogueira e o toque da sanfona, sem falar, claro, das deliciosas comidas típicas, encontradas nesta época em qualquer evento que homenageie os três santos populares: Santo Antonio, São João e São Pedro.
Após quase dois anos de isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19, as decorações já podem ser vistas por toda a parte. Bandeirinhas espalhadas pelas lojas, trajes típicos à venda e inúmeras festas juninas acontecendo.
Desde o início do mês, entidades, empresas e escolas da cidade e região se empenham na realização de eventos, com o objetivo de manter esta tradição e, assim, proporcionar alegria e diversão à população.
Em Presidente Venceslau, por exemplo, o Arraiá da Terra, organizado pela Prefeitura, por meio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), atraiu grande público, na sexta e sábado passado, no ginásio da Faprev. Além das tradicionais barracas de alimentos, apresentações dos alunos da rede municipal de ensino animaram os presentes.
Na próxima semana, conforme noticiado em O Imparcial, Pirapozinho - que já homenageou São João Batista, também no último fim de semana, com a Quermesse do Padroeiro - promove de 23 a 25, na Praça Manoel Marques Silva, o Festival Junino. Com a participação de seis Organizações da Sociedade Civil, o evento contará com decoração especial, barraca de comidas típicas, apresentações de danças, quadrilhas juninas por alunos da rede municipal, shows musicais e outras atividades que estão sendo programadas. Além de divertir o público, o evento ajuda ainda a divulgar o trabalho de diversos artistas locais, que integram a programação.
Já em Presidente Epitácio, está tudo pronto para a tradicional Festa do Padroeiro, conhecida como Fogueirão, que será realizada dia 28, no Pavilhão de Eventos, localizado na Orla Fluvial. As atrações já foram divulgadas e os munícipes aguardam ansiosamente pelos festejos.
Além de proporcionar alegria, a festa junina também é extremamente importante para o setor de turismo, que acaba movimentando a economia e gerando rendas aos trabalhadores e empresas. Como seria bom se pudéssemos aproveitar um pouco mais deste momento... Em outros meses, em diferentes locais... 
Junho é uma excelente oportunidade para relembrarmos a nossa infância, principalmente as brincadeiras. Deixe os problemas de lado e tente, mesmo que por alguns minutos, ao som da viola e da sanfona, sorrir mais, se divertir, fazer amigos e aproveitar as coisas simples da vida. Pular fogueira, dançar quadrilha, comer muita pipoca e tomar quentão. Prestigie tudo que vem sendo oferecido e contribua para manter viva esta gostosa tradição.
 

Publicidade

Veja também