Festas juninas aquecem setor supermercadista em até 50%
“As vendas estão superando as expectativas, principalmente neste início do mês de junho, quando registramos aumento considerável nas vendas em relação aos meses anteriores".
O setor supermercadista em Presidente Prudente estima aumento de até 50% nas vendas de produtos típicos consumidos nas tradicionais festas juninas. Os estabelecimentos organizam quiosques temáticos como forma de atrair a atenção do consumidor. Quanto aos preços, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) acredita que os consumidores não serão surpreendidos com a elevação nos valores dos itens, "uma vez que a concorrência entre as empresas deste segmento gera equilíbrio natural de preços".
Em âmbito estadual, a expectativa da Apas é que ocorra majoração de até 15% nas vendas dos produtos típicos do período. Pesquisa realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da associação aponta crescimento entre 10% a 15% nas vendas de milho de pipoca, canjica, questão, vinho quente, pinhão e amendoim.
De acordo com o comprador e encarregado do Supermercado Econômico, Arlindo Pedro dos Santos, em razão do intenso volume de compras para fomentar os estoques dos estabelecimentos, a negociação com a indústria é fundamental para amenizar os valores e promover promoções que beneficiem o comprador final, que é o consumidor. Segundo ele, a expectativa para o período é grande e o aumento deve atingir a marca dos 50% dos produtos juninos em relação aos meses considerados normais. "As vendas estão superando as expectativas, principalmente neste início do mês de junho, quando registramos aumento considerável nas vendas em relação aos meses anteriores".
Já o encarregado do Supermercado Nagai, Ângelo Vitor da Silva Oliveira, destaca que enfeitou um quiosque para deixar expostos os artigos juninos – como os doces, milhos de pipoca e canjica, além dos tradicionais amendoins e paçocas. Neste estabelecimento, a variável para aumento das vendas está estimada em 15% a mais do que o vendido nos períodos normais. "Os consumidores estão procurando os produtos e aquecendo as vendas. Não tivemos aumento significativo no preço dos produtos que permanecem dentro da média vendida anteriormente", expõe.