A proximidade das festas de fim de ano faz crescer a procura por vinhos, espumantes e champanhe para a harmonização na ceia e também como opção para presentes. Na Grand Cru Prudente, segundo a sommeliere Sarah Pontes, a procura por essas bebidas tem sempre um aumento significativo neste período. Em relação aos outros meses, o aumento nas vendas nesta época do ano varia em torno de 40% a 60%.
Sarah ressalta que esse tipo de bebida serve tanto para as refeições quanto para presentear. “Espumantes são mais indicados para o ano-novo, remetendo à celebração. Já os vinhos tintos e brancos são excelentes para harmonizar com as refeições natalinas. Outra dica é harmonizar vinho do Porto ou vinho de sobremesa com panetone”.
Para o administrador e também sommelier da Massa Pura Empório, Túlio Donzelli, a procura por vinhos realmente cresce durante o período de Natal. “O vinho passou a ser consumido não apenas em ocasiões formais, mas também em refeições informais em casa. Com as confraternizações, Natal e réveillon, as vendas deste ano devem ter um crescimento de 15% em comparação com 2023”, estima Túlio.
O sommelier diz que existem diversos tipos de vinho e champanhe para as refeições natalinas como:
- Vinho tinto seco é uma ótima opção para acompanhar carnes vermelhas;
- Vinhos brancos como Chardonnay e Sauvignon Blanc são ideais para pratos com frutos do mar, aves e carnes brancas;
- Vinho rosé: vão bem com pratos leves e refrescantes.
Outra dica do sommelier Túlio são os vinhos para acompanhar as sobremesas:
- Vinho doce como Moscatel e Sauternes são ótimos para acompanhar sobremesas doces;
- Vinhos fortificados como o Porto e Madeira são ideais para acompanhar queijos e frutas.
De acordo com a sommelier da Grand Cru Prudente, Sarah Pontes, por ser tratar de um mês festivo, o vinho é uma boa pedida para presentear. “Historicamente, o vinho é uma bebida que remete a celebrações. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Pode ser combinado com outros itens como queijos e chocolates”.
Segundo o sommelier Túlio, presentear alguém com um vinho ou espumante oferece algumas vantagens como elegância e sofisticação. “Presentear com vinho ou espumante transmite refinamento e bom gosto. Mostra que se importa com o gosto da pessoa e é ideal para comemorar ocasiões especiais”.
Por conta da sazonalidade, os preços dessas bebidas podem aumentar. O sommelier Tulio explica que os preços de vinhos e espumantes podem aumentar durante a sazonilidade de Natal e ano-novo devido à demanda aumentada e custo de produção. “Sem contar os impostos e taxas”.
Sarah não acredita no aumento de preços. “Nosso negócio trabalha com uma seleção de vinhos que não sofre grandes variações de preço ao longo do ano.Isso nos permite oferecer um valor constante aos nossos clientes, independente da época”.
Túlio dá algumas dicas para o consumidor economizar na hora da compra:
- Comprar com antecedência;
- Optar por vinhos mais acessíveis;
- Verificar as promoções aproveitando ofertas e descontos.