A 67ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes reuniu cerca de 1,5 mil pessoas ontem, em Presidente Epitácio. De acordo com o secretário municipal de Turismo e Cultura, Frank Zocante Duranti, o evento foi realizado como reza a tradição, com uma procissão fluvial pelo Rio Paraná, saindo às 7h do Cais de Nova Porto XV, em Bataguassu (MS), que faz divisa com o município.
Após a chegada em Epitácio, os fiéis seguiram em procissão terrestre até a Capela de São José/Nossa Senhora dos Navegantes, na Vila Porto Tibiriçá, onde houve uma missa campal entre 9h e 10h, com a celebração do bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, além dos párocos dos dois municípios. "A procissão fluvial contou com cerca de dez embarcações e grande participação das pessoas em toda a programação. Superou nossas expectativas", comenta o secretário.
Após travessia pelo rio, fiéis fizeram procissão terrestre até a Capela de São José
Ainda na noite deste sábado foi realizada uma quermesse, na Vila Porto Tibiriça, em comemoração à Nossa Senhora dos Navegantes.
A festa é feita em parceria entre os municípios paulista e sul-mato-grossense. Bataguassu também promoveu uma quermesse na quinta e sexta-feira. O evento integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo, "o que é para todos, motivo de orgulho e satisfação para a comunidade católica da cidade e região", conforme o secretário.
De acordo com Guilherme Duque, assessor de imprensa da prefeitura de Epitácio, até a década de 1950 o evento era realizado em fevereiro, data em que é celebrado o dia santa. "Mas por conta das cheias que dificultavam a travessia, a comemoração foi transferida para o dia 15 de agosto e tem se perpetuado", explica.