Como parte da programação da Feicorte (Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne), no Recinto de Exposições Jacob Tosello, em Presidente Prudente, o Projeto Origens se destaca com a missão de levar produtos artesanais paulistas de alta qualidade em uma área de 200 metros quadrados. Entre esta terça e sábado, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apresenta empreendedores com uma seleção de cerveja, destilados, temperos, geleias, artefatos de couro e produtos voltados à suplementação animal que completam a experiência.
A proposta será valorizar os pequenos negócios e médios produtores, dando visibilidade e oportunidades para micro e pequenas empresas. De acordo com o gestor de Projetos do Sebrae de Prudente, Rodolfo Fachiano, a iniciativa reforça o compromisso com os empreendedores ao fomentar negócios e construir parcerias. “A Feicorte não é apenas uma feira focada na pecuária, mas em toda a cadeia que participa desse mercado”, acrescenta Fachiano.
Participam do Espaço Origens as empresas Danega, Mitéra Alimentos, Sabor Árabe, Cervejaria Artesanal de Batata-doce, Cutelaria Moreira Barretos, Uísque Uai, VV Couros, D'Família Linguiças, Cutelaria Fumaça e Trato Saúde Animal.
Além do espaço do Projeto Origens, a Feicorte conta com uma programação especial do Projeto Cozinhalimento, coordenado pela SAA-SP (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo). Com o objetivo de conscientizar o público sobre alimentação saudável, combate ao desperdício, manipulação adequada de alimentos e incentivo ao empreendedorismo, o Cozinhalimento terá cursos práticos nesta quarta e quinta-feira.
A coordenadora de Segurança Alimentar, Camila Kanashiro, explica que o projeto é uma parceria entre o governo estadual e os municípios paulistas e está presente em 248 cidades. “Em 2024, já capacitamos mais de 22 mil pessoas e estamos a caminho de alcançar 25 mil até o final do ano. Nosso trabalho é apoiar a população no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e na valorização dos produtos regionais”, afirma Camila.
Nesta quarta, às 11h, haverá uma aula prática sobre alimentação saudável com a montagem de saladas de pote, usando ingredientes locais como batata-doce e gengibre, e um suco refrescante de laranja, cenoura, manga e gengibre. Às 15h, o curso focará em pães caseiros, com receitas de pão de batata-doce com queijo cremoso e um chá de casca de abacaxi com gengibre. Nesta quinta, a programação se repete, permitindo que ainda mais participantes tenham a chance de aprender e degustar as preparações. “Cada ação que promovemos tem o objetivo de capacitar pessoas e fortalecer o empreendedorismo social”.
Para a CEO da Verum e organizadora da Feicorte, Carla Tuccilio, a inclusão dessas iniciativas valoriza todos os elos da cadeia produtiva da carne, com o olhar para o consumo e fomento ao desenvolvimento de pequenos e médios produtores. “São projetos que trazem um olhar completo sobre o agro ao destacar desde o empreendedorismo artesanal até a importância da alimentação saudável e sustentável. Queremos proporcionar aos visitantes uma experiência rica e educativa, conectando-os com o que há de melhor na produção regional e incentivando práticas que gerem valor econômico e social para o setor", pontua.
Leia mais