Amanhã, a FPTAI (Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas) realiza a Feira da Lua, festa que era para ter acontecido no dia 27 de junho, data do assassinato da atriz Luana Barbosa, ou apenas Lua. Era a festa que ela organizava e um momento de completar um ciclo importante no projeto Mamulengo Rasga Estrada. Será a partir das 20h, com entrada gratuita. Terá apresentação do espetáculo "A Festa da Rosinha Boca Mole". O evento será na sede da federação, com entrada gratuita.
Trata-se de uma festa tradicional da federação, realizada todos os anos, e que será marcada para sempre por esse fato cruel, conforme a FPTAI. Na ocasião, a federação fará homenagem à atriz. "Lutamos para que o caso dela e de tantas outras pessoas assassinadas de forma banal não caiam no esquecimento da injustiça", informa.
No local, haverá bar com comidas típicas e bebidas. Toda a renda será revertida para a manutenção do espaço.
Lua Barbosa
Nasceu em 26 de junho de 1989, na cidade de Rancharia, onde viveu até 2007, quando se mudou para Curitiba (PR), para fazer o curso técnico de Artes Cênicas, pela Universidade Federal do Paraná, e participou de diversos trabalhos como atriz, palhaça e educadora de artes cênicas. Seu interesse pelas artes cênicas começou ainda em Rancharia, com o grupo teatral Pé na Estrada, então dirigido pelo tio Milton Barbosa.
Em 2009, quando se mudou para Presidente Prudente, Lua participou da fundação do grupo de circo e teatro de rua Os Mamatchas e passou a trabalhar com produtora cultural na FPTAI. Entre outros trabalhos, Lua produziu, em 2013, o documentário "Vila Brasil - Muito Além da Linha" (http://docvilabrasil.blogspot.com.br/), que retrata a história e cotidiano de moradores do bairro onde atualmente funciona a sede da FPTAI, que, a partir de agora, levará seu nome: Galpão Cultural Lua Barbosa, ou carinhosamente, Galpão da Lua.
Espetáculo
"A Festa da Rosinha Boca Mole" conta a história do Coronel Libório, que prepara uma grande festa para comemorar o casamento de sua filha Rosinha com o vaqueiro Benedito. Entretanto, o inesperado acontece: eis que surge o "coisa ruim", o "fute", como é chamado o diabo, que invade a festa para impedir a celebração e obrigar Rosinha a se casar com ele. Este espetáculo de bonecos segue um roteiro estabelecido, porém o desfecho é sempre compartilhado com o público, que opina e participa, dando mais sabor à brincadeira.