Fé e ciência

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 23/06/2024
Horário 06:07

Ciência e fé caminham juntas, por meio de experimentações na busca de algo para comprovar a veracidade dos estudos; o mistério da fé tem auxiliado muito a chegar em um resultado satisfatório do que se é inexplicável aos olhos humanos. A ciência comprova a veracidade e autenticidade de algum estudo por meio de comprovações empíricas. A fé se comprova por meio da experiência que fazemos em nossa busca do diálogo com o Transcendente, ou seja, o próprio Deus. Assim podemos pensar que existe sim uma unidade entre a fé e a ciência, ambas caminham juntas para manter uma comprovação da veracidade dos fatos. A religião pode ter um impacto positivo sobre a ciência, como ocorreu no desenvolvimento da moderna ética médica. E muitos cientistas do passado eram cristãos devotos, assim como o são alguns líderes no meio científico de hoje.  O aparente conflito entre teologia e ciência é resultado de um mal-entendido, pois essas duas vias da fé e ciência proporcionam ao ser humano as respostas em meios os questionamentos que se fazem através dos estudos e da inteligência que Deus concede ao ser humano em meio aos dons e carismas desenvolvidos nos estudos científicos. Uma vez que os cristãos procuraram respostas na Bíblia, e na oração; já os sábios da ciência foram buscar a solução no livro da natureza e nas comprovações empíricas (experimentações). Logo as duas fontes de estudos deveriam coincidir, mas, como elas empregam linguagens diferentes, logo surgiram mal-entendidos. Como resolver esta questão para que ambas caminhem juntas? O importante é entender que racionalismo e fé, ciência e religião não são conceitos separados. E sim unidos por várias formas, que unem a fé e a razão na busca de um único objetivo que tem como base na filosofia, a mãe de todas as ciências, reflexiva e crítica que nos abre a inteligência para chegarmos a uma veracidade sobre a iluminação divina, de acordo com a sabedoria e aprofundamentos dos mistérios do que se estuda. 

MINI SERMÃO
A ciência e a fé caminham juntas, temos infuso em nossas mente e consciência os dons e carismas, aos quais desenvolvemos eles juntamente com os estudos filosóficos que pauta na reflexão e na crítica construtiva para chegar a uma veracidade dos estudos, A ciência comprova a veracidade dos estudos por meio da experimentação; já a fé se experimenta através da reflexão e meditação da ação de Transcendente em nossa vida, que nos ilumina e nos concede a inteligência para chegarmos a compreensão do que estamos estudando. Assim a ciência colocada a serviço dos homens, onde a fé por meio de suas descobertas reflexivas e filosóficas, podem caminhar juntas na descoberta e comprovação do que se deseja alcançar. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos Domingos 8 e 19h. 

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre: "a fé e a ciência podem se unir na caridade".
Segundo o papa Francisco, a fé e a ciência podem se unir na caridade se a ciência for colocada a serviço dos homens e mulheres de nosso tempo, e não distorcida em seu detrimento ou mesmo destruição. Eu os encorajo a ir para as periferias do conhecimento humano: é ali que podemos fazer experiência do Deus Amor, que satisfaz e sacia a sede do nosso coração. Assim entendemos que ambas se relacionam por meio do diálogo, da reflexão e compreensão. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão. 
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000

Publicidade

Veja também