A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, continua em exercício com o ano letivo de 2016. Por conta das greves do início do ano, a instituição de ensino superior é a única que permanece com as atividades a partir da próxima semana, no município. De acordo com a Assessoria de Imprensa da universidade, o término do ano curricular está previsto para o dia 16 de março de 2017.
Ainda segundo a assessoria, os 2,7 mil alunos da faculdade, distribuídos em 12 cursos de graduação, continuam assistindo às aulas. "A faculdade precisou fazer uma reformulação na grade, por conta da paralisação que ocorreu no começo de ano. Apesar da continuidade, os estudantes terão dez dias de recesso, de 23 de dezembro ao dia 3 de janeiro", pontua.

Conforme Ingrid, aluna da Unesp, "greve foi necessária"
Para a aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo, Ingrid Assis, 18 anos, favorável à greve, já era previsto que as aulas se estenderiam no fim do ano, porém, por uma "atitude necessária". "Agora, é o momento de correr atrás. As matérias ficaram acumuladas, então, é necessário um empenho maior. Vou utilizar o período de descanso, durante o Natal e o ano-novo, para colocar o estudo em dia", comenta. Além disso, Ingrid, que é natural de Vitória (ES), afirma que as férias programadas com a família, na cidade natal, tiveram de ser alteradas.
As demais instituições de ensino superior de Presidente Prudente já estão na fase de conclusão das aulas. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) encerra as atividades no dia 17 de dezembro. O Toledo Prudente Centro Universitário fechou o ano no dia 6 de dezembro. Já a Fatec (Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente) permanece em atividade até o dia 21 de dezembro, mas apenas com apresentações de TCC (trabalhos de conclusão de curso). No total, são 24,7 mil estudantes nestas instituições.
Próximo ano
De acordo com as instituições, o ano letivo de 2017 começará na primeira semana de fevereiro. No caso da FCT/Unesp, ainda conforme a instituição, o novo ano está previsto para ser iniciado no dia 17 de abril. A reportagem também entrou em contato com a Fapepe/Uniesp (Faculdade de Presidente Prudente) para levantar o cronograma das férias na unidade, porém, até o fechamento desta edição, não houve resposta.