A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente, completa hoje 56 anos de atividades em benefício da comunidade. O diretor da unidade, professor doutor Marcelo Messias, relata que o campus se agigantou, especialmente em razão da "diversidade de áreas em que atua".
Segundo a Assessoria de Imprensa da instituição, a faculdade é considerada a maior de toda a Unesp, reunindo em suas operações diárias aproximadamente 5 mil pessoas, entre docentes (233), servidores técnicos e administrativos (220), corpo discente constituído por 3.650 alunos de graduação e pós-graduação, além dos prestadores de serviços indiretos. E, além destes, durante esta semana foram recepcionados os novos 608 calouros aprovados no último vestibular e matriculados nos cursos de graduação, que vieram especialmente para participar da "Semana de Integração de Calouros/2015".
A instituição estadual ocupa uma área física de 380.827,50 m², com cerca de 35 mil m² representados por edificações diversas. "Conta com ampla estrutura, dotada de modernos e bem aparelhados laboratórios, bibliotecas, equipamentos de comunicação da mais avançada tecnologia, além de instalações que favorecem a prática do esporte e outras atividades, incluindo Ambulatórios de Fisioterapia, com atendimento gratuito de pacientes, de várias especialidades de segunda a sexta-feira", informa a assessoria.
A FCT/Unesp dispõe também de um Restaurante Universitário com refeições subsidiadas para os estudantes, assim como moradia estudantil, quadras esportivas, campo de futebol, pistas de atletismo, ginásio de esportes e uma das mais extensas áreas verdes de toda a região. O corpo docente da FCT/Unesp, por sua vez, é constituído atualmente por dez professores titulares, 20 livres docentes, 185 doutores e 18 mestres. No total são 233 docentes, representando nove departamentos de ensino: Cartografia, Educação, Educação Física, Estatística, Física, Química e Biologia, Fisioterapia, Geografia, Matemática e Computação, Planejamento, Urbanismo e Ambiente, bem como bolsas de pós-graduação, mestrado, doutorado e iniciação científica.
História
Inicialmente chamada de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente, a FCT foi criada em 1957, mas autorizada a funcionar apenas em 1959, com atividades dos cursos de Geografia e Pedagogia, no dia 3 de maio.
Em 1963, foram autorizados os cursos de Matemática e Ciências Sociais, posteriormente ainda foram instalados os cursos de Licenciatura em Ciências e de Estudos Sociais. Em 1976, quando foi criada pelo governo do Estado de São Paulo a Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), a FCT passou a se chamar Ipea (Instituto de Planejamento e Estudos Ambientais). Apenas em 1989, o campus de Presidente Prudente recebeu a denominação de Faculdade de Ciências e Tecnologia.
A faculdade atua com regularidade nas três grandes áreas do conhecimento, oferecendo 12 cursos de graduação, seis programas em nível de pós-graduação e diversos cursos de especialização em diferentes áreas. Além do ensino, seus docentes desenvolvem pesquisas e projetos com intensa troca com a sociedade, por meio da extensão universitária.