O segundo semestre letivo de 2022 será oficialmente finalizado nesta terça-feira (31) na FCT/Unesp, em Presidente Prudente. As aulas agora serão retomadas a partir do dia 6 de março. A alteração no calendário se deu por conta de diversas suspensões de aulas ocorridas durante o período mais acentuado da pandemia da Covid-19. Segundo a direção, os ajustes foram necessários e sempre em comum acordo com a comunidade acadêmica da FCT.
Conforme o calendário acadêmico da FCT Unesp para 2023, de 1 a 3 de março acontece o planejamento pedagógico e as aulas retomam no dia 6. Outros dados e datas, inclusive sobre matrículas, podem ser acessados por aqui.
Segundo dados na Diretoria Acadêmica de Graduação da FCT Unesp, são esperados para o primeiro semestre de 2023 cerca de 2,5 mil alunos matriculados. “O número ainda vai ser atualizado por conta de transferências ou desistências, mas deve ficar em torno disto”, explica o diretor acadêmico de graduação, Guilherme Ulhoa.
As atividades de boas-vindas aos alunos do próximo semestre estão ainda sendo preparadas por uma comissão, formada no final do ano. Mas na primeira semana sempre há o acolhimento aos calouros com palestras, palavras da direção e dos coordenadores de curso, orientações sobre saúde, prevenção de riscos, bolsas, localização e funcionamento dos espaços, além de atividades esportivas e artísticas.
A Unesp conta hoje com 12 cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matemática, Pedagogia e Química.
RETROSPECTIVA
Para a direção da FCT Unesp, 2022 foi um ano de grandes desafios com a retomada das atividades letivas presenciais e com o retorno dos investimentos em laboratórios e demais espaços.
Entre os desafios houve o compromisso dos docentes em conciliar as aulas práticas não oferecidas durante a pandemia com aquelas das turmas do ano corrente, ou seja, repor e/ou reintroduzir conteúdos necessários para o andamento dos cursos. “Além disso, destacamos a rotina atribulada de voltarmos a sediar presencialmente as semanas acadêmicas e outros eventos científicos e culturais”, diz o vice-diretor Ricardo Pires de Paula.
Para a diretora Cristina Baron, “nossos servidores, docentes e técnico-administrativos, bem como os coletivos discentes se desdobraram e conseguiram realizar as atividades com muito sucesso. Não à toa tivemos grande participação de estudantes e comunidade externa”.
Quanto aos investimentos, em 2022 foi possível iniciar a reposição de equipamentos para laboratórios de ensino e pesquisa e preparar as reformas na infraestrutura que acontecerão em 2023. “Entre essas reformas em nossa infraestrutura, encontra-se a pista de atletismo, que deverá ter conclusão em meados de 2023”, explica a diretora Cristina Baron.
Segundo Ricardo Pires de Paula, fevereiro será um mês de muito trabalho e preparação para o próximo semestre letivo. “Assim, cumprimentamos a comunidade FCT neste encerramento do ano letivo de 2022 e desejamos um merecido descanso e energias renovadas para 2023”, diz.