Historicamente, nos últimos anos a diplomação dos eleitos em Presidente Prudente vinha ocorrendo no Fórum. O fato novo deste ano é que será na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, às 9h.
ÚLTIMO ATO
A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo. Portanto, em consequência está apto a tomar posse no cargo. Também é o último ato das eleições; neste caso, as de 2024.
SÓ PARA ELEITOS
Em Prudente serão diplomados o prefeito eleito Milton Carlos de Mello, “Tupã” (Republicanos), o vice-prefeito eleito José Osanan (PL) e os 13 vereadores eleitos, sendo que os suplentes retiram o diploma no site do Tribunal Eleitoral.
TUDO CERTO
A organização do ato público é feita pelo Cartório da 101ª Zona Eleitoral, que tem como chefe Fabiano Segala. Na segunda-feira (16) foram feitos os últimos ajustes com a Câmara Municipal.
NEM TODOS
Além dos eleitos, a cerimônia deverá prestigiada por indicados pelo prefeito eleito Tupã para ocupar as secretarias em cargos de primeiro e segundo escalações, mas nem todos estarão presentes, com ausências motivadas por viagens.
FÉRIAS AGORA
Como a posse será no dia 1º de janeiro e a ordem do prefeito eleito é arregaçar as mangas logo de cara, então alguns indicados anteciparam suas férias para que no primeiro dia de 2025 estejam presentes para serem empossados nos cargos.
CERTA AFLIÇÃO
Assim que terminaram as eleições, a diplomação em Prudente chegou a gerar certa aflição nos eleitos para o Poder Executivo e na equipe de campanha, por conta das tentativas de adversários políticos tentarem a impugnação. Mas, tem recurso.
MESA DO MINISTRO
Todavia, recurso especial eleitoral junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) está na mesa do ministro Nunes Marques. Data de autuação: 27 de novembro. Último movimento: 2 de dezembro. Assunto principal: impugnação do registro de candidatura.
MAIS VOTADOS
Pela ordem decrescente do número de votos obtidos, na publicação aqui do Plantão, serão diplomados Douglas Kato (PSD), Demerson da Saúde (Republicanos) e Tiago Oliveira (PP). Exatamente os três mais votados.
SUPLENTE DO PSD
Na sequência, Mauro Neves (Podemos), Izaque Silva (PL) e Sara Lopes (União Brasil). Na ordem seria Miriam Brandão (1968-2024), mas será empossado o suplente do PSD, o Dr. Enio Perrone.
FECHANDO OS 13
Os demais: Edgar Caldeira (União Brasil), William Leite (PP), Guilherme Alencar (Republicanos). Wellington Bozo (Republicanos), Babu da Cohab (PP) e Aristeu Penalva (MDB).
JUÍZES ELEITORAIS
É possível que estejam presentes os dois juízes eleitorais de Presidente Prudente, mas não seria obrigatório: o juiz da 101ª Zona Eleitoral, Dr. Fábio Mendes Ferreira, e o juiz da 402ª Zona Eleitoral, Dr. Moisés Harley Alves Coutinho Oliveira.