Fato muito grave

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 19/11/2024
Horário 04:11

Na recente audiência pública sobre o orçamento de Presidente Prudente para 2025, a fala do representante do Corpo de Bombeiros chamou a atenção para uma questão muito séria: a falta de recursos para equipamentos utilizados para salvar vidas. 

MAIS ALARMANTE
Situação tão séria que por si só causa indignação, sentimento muito presente na percepção de mundo do jornalista. Mas, como se não bastasse o que parece descaso do poder público, a busca de informações revela situação igual ou ainda mais alarmante.

MAIS DA METADE
Das cinco viaturas do serviço de atendimento pré-hospitalar, conhecidas como Resgate, mais da metade está sem condições de uso. São três viaturas paradas, precisando de reparos mecânicos; sem que haja dinheiro para tal. 

PASSA E REPASSA
Em algumas situações, chamados feitos aos Bombeiros são repassados à Central de Ambulância de Presidente Prudente, que opera o serviço de atendimento emergencial com atendimento pelo telefone 192.  

APENAS CUSTEIO
Sobre o Resgate, são informações obtidas pelo Plantão. Sobre a falta de recursos para investimentos, o assunto foi levado a público pelo tenente Lincon Ribas na audiência do orçamento, dizendo que ao longo dos anos o dinheiro previsto é apenas para custeio. 

GASTOS PELO USO
Foi dito que diante da dependência do dinheiro apenas do Estado não é possível suprir as demandas de compra de equipamentos novos (no sentido de modernos) e nem fazer a substituição dos que foram gastos com o tempo de uso.

SITUAÇÕES PONTUAIS
Na explicação do policial bombeiro foi exposto que os equipamentos interferem diretamente no regaste, no salvamento das pessoas. Falou de combate a incêndios com equipamentos precários e citou desencarceramento em veículos.

CONVÊNIO LOCAL
O desencarceramento é a retirada de pessoas em destroços de veículos em acidentes. Tem também a questão de manutenção dos equipamentos e de acordo com o que foi exposto, isso cabe à Prefeitura, conforme convênio.

TODO CUIDADO
Cabe destacar que os bombeiros são muito cuidadosos com os equipamentos e as viaturas, sempre limpas e brilhando. São também os profissionais mais confiáveis do Brasil; que enfrentam perigos para salvar vidas humana e animal. 

TOPO DO TOP 5
A confiança do brasileiro nos bombeiros é de 95%. Aparecem em 1º lugar do top 5 de pesquisa Ibope/2023 (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), seguidos por carteiros 90%, médicos 82%, professores 81% e jornalistas 79%.  

TOPO NACIONAL
Acaba de ser divulgada a atualização do IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável) das 5.570 cidades brasileiras. Alfredo Marcondes ocupa o 1º lugar com 66,6 pontos. São João do Paulo D´Alho está em 7º com 64,11 pontos. 

POSIÇÃO 416
Na avaliação do cumprimento dos ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a pontuação máxima é 100. Prudente ocupa a posição 416, sendo que 23 dos 54 municípios da 10ª Região estão na sua frente.

Publicidade

Veja também