Um fato histórico marcou o último dia 24 na região. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, firmou oficialmente uma parceria com o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo. Pela primeira vez, uma diocese brasileira receberá uma Casa de Contemplação e Ano Sabático. Também será o primeiro convento do instituto instalado na Diocese de Presidente Prudente.
Na ocasião, o bispo diocesano esteve na Paróquia Sagrada Família, em Presidente Epitácio, para a Santa Missa de Acolhida das Irmãs Carmelitas e a assinatura do contrato para estabelecerem a comunidade religiosa na cidade. “Muitos ainda não conhecem a riqueza, a grandeza dessa comunidade que está nos visitando. Agradeço pela confiança em nossa diocese”, destacou o bispo diocesano, durante a santa missa.
A celebração contou com a participação dos fiéis, padres diocesanos, diácono, freis e das Irmãs do instituto. Durante a missa, a Irmã Raquel Cristina Santana Canôas, superiora geral, apresentou um vídeo falando sobre a história do instituto, bem como o carisma e a rotina das Irmãs. Em seguida, o arquiteto e urbanista responsável pelo projeto do convento, Luciano Narezi de Brito, apresentou a planta e fotos da fachada da futura construção.
O local onde o convento será construído receberá o nome de Estância Padre Attilio Taricco, em homenagem ao finado padre Attilio, que era sacerdote na Paróquia Sagrada Família e tinha o sonho de construir um convento. O projeto tem 1.274 m² (metros quadrados) e ficará localizado na estrada vicinal Presidente Epitácio / Caiuá, km 07, em Epitácio.
Por fim, foi assinado o Termo de Intenção e Compromisso firmando oficialmente a parceria entre a Diocese de Prudente e o Instituto das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.
O contrato tem início no dia 1º de maio, dia em que a Paróquia Sagrada Família completa 12 anos de criação, e tem como objetivo estabelecer uma Comunidade Religiosa de Vida Contemplativa e Casa de Contemplação das Irmãs Carmelitas.
No dia 16 julho, começam as atividades na cidade. No primeiro momento, quatros Irmãs vindas da Itália e uma do Brasil, ficarão em uma casa provisória, que será definida, até que o convento seja construído. “Em breve estaremos compondo a equipe para a construção dessa grandiosa casa oficial das Irmãs. Com certeza estaremos envolvendo toda a diocese e do bispo para esta obra”, afirmou dom Benedito, durante a santa missa.
Ao longo do tempo, as Irmãs visitarão as paróquias para contribuir na evangelização e poderão oferecer aos leigos da diocese: ajuda espiritual, acolhida caridosa, conselhos e orações; Lectio Divina partilhada; Adoração Eucarística guiada; animação litúrgica, Liturgia das Horas; as devoções de espiritualidade pneumática, mariana e carmelitana, através de novenas, meditação do Santo Rosário, Ladainhas; e a evangelização através dos meios de comunicação.
Na última semana, antes da santa missa, cerca de 95 Irmãs viveram uma Semana de Convivência na cidade, com momentos de reflexão, oração e descontração. (Evandro Marques / Pascom Diocesana)
SAIBA MAIS
Em 2020, um fiel leigo doou o terreno para o instituto, que já procurava há anos um local para a instalação da primeira Casa de Contemplação e Ano Sabático no país. Até então, as Irmãs Carmelitas possuem duas casas na Itália. Assim, durante alguns meses de conversa entre a diocese e o instituto e após aprovação do Conselho de Presbítero, as Irmãs confirmaram a instalação da comunidade em Presidente Epitácio.
Pascom Paroquial / Cedida
Contrato, assinado no dia 24, passa a valer a partir de 1º de maio
Luciano Narezi de Brito / Cedida
Fachada do futuro convento em Epitácio; fiéis poderão visitar o local para fazer orações