O período de inscrição para o processo seletivo das Fatecs (Faculdades de Tecnologia) do Estado de São Paulo começou hoje e vai até 13 de novembro. A prova será no dia 9 de dezembro, um domingo. São oferecidas 14.845 vagas, distribuídas entre os 77 cursos superiores de tecnologia gratuitos.
Entre as novidades do vestibular para o primeiro semestre de 2019, estão uma nova unidade e três novas graduações. A futura Fatec Matão inicia as atividades oferecendo o novo curso de Análise de Processos Agroindustriais, com 40 vagas no período da noite. Desenvolvimento de Produtos Plásticos estreia nas Fatecs Mauá, na região do ABC (40 vagas, de manhã), e zona leste, na capital (40, tarde/noite); e Produção Agropecuária começa na Fatec Presidente Prudente (40, manhã).
Inscrições
O candidato que quiser disputar uma vaga do vestibular precisa ter terminado ou estar cursando o ensino médio ou equivalente, desde que no ato da matrícula comprove a conclusão do curso.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.vestibularfatec.com.br entre 15 de outubro e 13 de novembro. No último dia, o prazo termina às 15h. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha e o questionário socioeconômico, imprimir o boleto e pagar a taxa no valor de R$ 70 (em dinheiro) em qualquer agência bancária. O Manual do Candidato está disponível na internet para download gratuito.
No ato da inscrição, é possível escolher um curso em primeira opção e colocar como segunda opção: o mesmo curso de primeira opção em outro período na mesma Fatec; ou o mesmo curso de primeira opção oferecido em qualquer período de outra Fatec; ou ainda qualquer curso com o mesmo conjunto de disciplinas prioritárias (a relação dos cursos estará no site do vestibular no momento em que o candidato for definir a segunda opção), em qualquer Fatec e período.
Inclusão social
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede bônus de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a oriundos da rede pública. Se o candidato se enquadrar nas duas situações, obtém 13% de acréscimo.
Candidatos transgêneros que desejarem ser tratados pelo nome social durante a realização das provas deverão, no momento da inscrição, informar o nome pelo qual querem ser chamados. Da mesma forma, pessoas com deficiência podem solicitar atendimento diferenciado, como prova em braille ou ampliada, intérprete de libras ou escolha do melhor local para fazer o exame. As solicitações devem ser feitas de acordo com as orientações do Manual do Candidato.
Com AI do Centro Paula Souza