Em alusão ao Dia do Farmacêutico, lembrado hoje, o CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) promoveu, na manhã de ontem, na Praça Nove de Julho, a ação Farmacêutico na Praça, que visou oferecer para a população orientações e testes de saúde gratuitos. De acordo com a diretora seccional do conselho em Presidente Prudente, Rosilene Martins Viel, foram fornecidos testes de glicemia e aferição da pressão arterial e instruções sobre o uso racional de medicamentos e o descarte correto dos mesmos, além de evidenciar a importância da figura do farmacêutico. "Há uma lei que garante o direito do cidadão de ser atendido por um farmacêutico em qualquer farmácia do país", destaca.
Ação, realizada ontem, orientou população que passava pela praça
Entre as orientações, estavam o descarte de medicamentos em postos de coleta, visto que, quando jogados no lixo, pia ou vaso sanitário, podem contaminar a água dos rios e poluir o meio ambiente, em virtude de suas substâncias químicas e tóxicas; comprar remédios somente sob prescrição médica; solicitar a orientação dos farmacêuticos quando for comprar medicações que não exigem receita médica; e relatar ao farmacêutico qualquer problema verificado após o consumo do remédio. "É importante se atentar ao uso de medicamentos por conta própria, pois eles podem causar efeitos colaterais graves ou até mesmo o agravamento das doenças", aconselha Rosilene.
A aposentada Marina Rodrigues, 86 anos, realizou os testes oferecidos na praça e viabilizados por alunos de Farmácia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e farmacêuticos voluntários. "Acho muito importante, pois pensar na saúde das pessoas é contribuir para a saúde da cidade", avalia. O pedreiro Raimundo Cândido dos Santos, 65 anos, também fez a sua parada. "Estava passando por aqui e resolvi aproveitar. É a chance de saber como anda a saúde da gente", aponta. O aposentado Francisco Leite, 67 anos, não perdeu a oportunidade. "É bom estar ciente do estado da nossa saúde", pontua.