De acordo com a publicação oficial divulgada no início do mês, a Prefeitura de Presidente Prudente reconheceu o Pregão Presencial 95/2015, que prevê a contratação de uma empresa para prestação de serviços sociais aos cooperados da coleta seletiva. Assim que for aprovado, pelo menos 100 famílias de catadores de materiais recicláveis serão beneficiadas de forma ainda mais efetiva com programas de inclusão social.
Com a garantia de políticas públicas, a administração municipal disponibiliza formas de trabalho, assim como as inserções no mercado de trabalho aos desempregados. Estas estão entre as metas que serão aplicadas aos favorecidos pela empresa licitada Trevisan Assessoria Empresarial e Social.
De acordo com a secretária municipal da Assistência Social, Regina Helena Penati Cardoso Ferreira, este serviço está inserido no projeto de reformulação do sistema municipal, que envolve o fechamento do lixão, o contrato com a empresa Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis), e a construção do Centro de Triagem. Ela explica que este trabalho vem para reforçar as atividades que já são feitas por meio da secretária.
"Vamos promover um olhar mais específico para estas pessoas, e garantir a elas a inclusão de todas as políticas públicas", diz a secretária. Questionada sobre a data de início destes afazeres, ela pontua que "será após a efetivação do contrato". Ainda reforça que a contratação não elimina as assistências realizadas pelos centros municipais, como o Cras (Centro de Referência de Assistência Social). "É um trabalho conjunto", diz.
Beneficiados
A titular da pasta ainda esclarece que as 100 famílias beneficiadas estão divididas entre os catadores da Cooperlix, e os trabalhadores que estavam no lixão e que porventura não foram encaminhados para a empresa citada.
Para a presidente da Cooperlix, Maria Aparecida Assis Silva, esta é uma medida que representa avanço sociocultural. Para ela, todo amparo social serve como estimulante para os trabalhos dos 90 catadores registrados. "Acredito que esta medida vai acrescentar opções dos catadores", considera.