Família e escola: parceria fundamental

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 04/03/2025
Horário 05:02

Caro leitor, sabemos que a família é a primeira instituição na qual o indivíduo é inserido ao nascer e onde estabelece suas primeiras relações assim, a escola de Educação Infantil representa, para a maioria das famílias, a primeira instituição de socialização na qual a criança será inserida. A família e a escola são dois dos principais contextos de desenvolvimento humano que compartilham funções educacionais e sociais.
Sendo assim, ambas têm poderes de alavancar ou de inibir o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança. Nesse direcionamento, para Fernandes (2014, p. 14), “família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano, são marcos de referências existenciais. Quanto melhor for a parceria entre ambas, mais positivos e significativos serão os resultados na formação do indivíduo”.
Por isso, podemos dizer que os pais são responsáveis pelo progresso de seus filhos, por acompanhá-los na vida escolar, pois esse fator de participação proporciona melhoria no processo de ensino-aprendizagem da criança sendo importantíssimo que ocorra uma sinergia entre escola e família para que a formação desse indivíduo seja plena por meio do conhecimento informal proporcionado pela família e pelo conhecimento formal adquirido e produzido na escola. 
Portanto, faz-se indispensável uma participação efetiva dos pais no processo de ensino-aprendizagem dos seus filhos, pois o conhecimento só é alcançado em sua plenitude quando ambas as instituições andam e trabalham juntas, podendo ser um fator de mudança da realidade social com o intuito da busca por uma sociedade melhor.
 

Publicidade

Veja também