A Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Epitácio liberou da quarentena a família que havia tido contato com um parente antes de ele apresentar sintomas suspeitos da varíola dos macacos.
O resultado negativo dos exames do paciente, que estava internado em um hospital da capital paulista, foi notificado pelo IAL (Instituto Adolfo Lutz), em São Paulo, no início da noite de sábado.
"Os exames comprovaram que ele não está com a doença e, assim, a família dele que mora em Epitácio foi liberada da quarentena ainda no sábado", afirmou o secretário municipal de Saúde, Alemão Tedesco, a O Imparcial.
A família tinha sido posta em isolamento social no final da semana passada. Isso porque, na quinta-feira, a Secretaria de Saúde foi comunicada que um hospital de São Paulo tinha sob seus cuidados um paciente com suspeita de ser portador da monkeypox, ou varíola dos macacos, e que ele informou que esteve em Presidente Epitácio recentemente para visitar a família.
Na oportunidade, a equipe da Vigilância Epidemiológica se preparou e visitou a casa da família, que confirmou que entrou em contato com o paciente. Sendo assim, todos foram colocados em quarentena até que o resultado dos exames do paciente fosse divulgado.