Na sessão ordinária desta semana, o vereador Mauro Neves (Podemos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal para manifestar a sua insatisfação sobre arquivamento reiterado de propostas de investigação relacionadas a denúncias contra o Poder Executivo.
FATOS ENUMERADOS
Em sua fala de tom sereno, com conteúdo de aborrecimento e posicionamento de desabafo, enumerou as denúncias de sua autoria ou na qual esteve envolvido no papel de fiscalizador. Papel fundamental do exercício da vereança; conforme expôs.
MINISTÉRIO ACATOU
Começou falando sobre a nomeação de gerente do Atende Prudente, antes que o órgão entrasse em funcionamento. Disse que a Câmara rejeitou, mas o Ministério Público acatou resultando em apuração sobre improbidade administrativa.
MAIS QUATRO CASOS
Outros casos citados foram sobre a Ilumina, emenda impositiva para ar-condicionado na Escola Karina Athia Krasucki, emenda impositiva para a ESF (Estratégia de Saúde da Família) e o caso recente dos recursos de fundos municipais da criança e do idoso.
NEM ESPINHO E NEM ROSA
Ficou o entendimento mais de apelo do que de crítica do vereador aos nobres pares para evitarem que a Câmara Municipal seja criticada caso não dê vazão à fiscalização, que é uma das funções inerentes do Poder Legislativo. Sem ofensa, mas firme.
HOUVE DESMANCHE
Depois das eleições da mesa-diretora para o biênio 2023/2024 da Câmara Prudente, houve uma divisão em dois grupos, denominados de G8 o grupo da situação e G5 o grupo de oposição aos eleitos.
FORA DE DÚVIDA
Agora, já não se fala mais nos dois grupos. Fato é que a recente proposta de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) não conseguiu as cinco assinaturas esperadas e das três assinaturas, duas foram dos que estão entre os 5 e uma dos que estava entre os 8.
MENSAGEM NO PLURAL
Veiculação de mensagem do prefeito Ed Thomas (MDB) sobre renovação de frota fala em sucateamento e a chamada usa a palavra desmanche, dizendo que foram condições herdadas de gestões passadas. O uso do plural alcança mais de um ex-prefeito.
DIGNA DE APLAUSOS
Os vereadores da 18ª Legislatura propuseram e aprovavam, regimentalmente, a concessão do Título de Cidadã Prudentina a uma das mais ilustres figuras da cultura local/regional e referência no oeste paulista, a professora de dança Beth Libório.
FORMAÇÃO PARA A VIDA
Homenagem pelos serviços prestados à sociedade, considerando que ao ensinar dança contribui na formação para a vida de crianças, jovens e adultos. Também promove espetáculos e pratica voluntariado com aulas para crianças de instituição social.
NASCIDA NA CAPITAL
Com o nome de batismo Maria Elizabeth Libório Meirelles Trevisan e embora pertença à tradicional família prudentina, nasceu em São Paulo. Sua história de vida é inspiradora, conforme reportagem especial de O Imparcial, em 2020.
VISITA PARA AGENDAR
Está previsto que o presidente da Câmara Municipal, vereador Tiago Oliveira (PP), irá ao encontro de Beth Libório na próxima semana para que possam agendar a data de entrega da mais alta honraria de Presidente Prudente.