Pelo quinto ano consecutivo, o curso de Pedagogia da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) mantém em atividade o projeto de extensão "Brinquedoteca: espaço de aprendizagem e ludicidade". Os benefícios são de mão dupla: os futuros pedagogos exercitam a prática de ensinar e os alunos das séries iniciais do ensino fundamental aprendem brincando, por meio de atividades lúdicas. O projeto mantém parceria com a Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão, que está inserida no Programa Cidadescola, de ensino integral e integrado.
A escola beneficiária do projeto está localizada ao lado do campus I da Unoeste, onde fica a brinquedoteca que é o espaço de atividades lúdicas da Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação), o que facilita a locomoção dos alunos, feita a cada 15 dias, sempre na quinta-feira à tarde. São duas turmas, atendidas alternadamente. No dia 14, estiveram presentes alunos do 2º ano, acompanhados da professora Andrea Franco Guimarães e da estagiária Ana Carolina Rosa, que está no 3º termo do mesmo curso de Pedagogia.
Alunos da Escola Professora Francisca de Almeida Góes Brandão em prática de desenho
Respondem pelo projeto, cadastrado na Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária), a coordenadora da Pedagogia, Augusta Boa Sorte Oliveira Klébis e o professor de artes Josué Pantaleão da Silva. Eles dizem que a finalidade é a de contribuir para a formação de profissionais que valorizem o papel da cultura e da arte no sentido infantil, num espaço de vivência pela extensão, estudo e pesquisa. A cultura é tratada no sentido mais amplo e a arte é projetada em especificidades como as visuais e a música.
Nessa articulação da universidade com escola de ensino fundamental, a brinquedoteca é o espaço para a vivência de práticas dos estudantes de Pedagogia, associadas aos estudos teóricos da ludicidade, da arte e da literatura; imprescindíveis ao desenvolvimento da criança nas suas várias dimensões, tais como: afetiva, social, cognitiva, psicológica, motora e cultural; conforme os professores responsáveis pelo projeto.
Dentre os estudantes de Pedagogia, participantes das ações doa dia 14, Benedito Reinaldo Prudêncio, que está no 5º termo, conduziu a atividade lúdica musical, valendo-se do aprendizado na universidade e de suas vivências como estagiário na Escola Municipal Rosana Negrão Freitas dos Santos, no bairro Maré Mansa.
De acordo com Augusta, o projeto está aberto para outras escolas interessadas em estabelecer parceria, cujos diretores ou coordenadores devem entrar em contato com os professores responsáveis, na secretaria da Faclepp - (18) 3229-1098.