A FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), em Presidente Prudente, sediou ontem uma exposição em comemoração ao Dia do Meio Ambiente. A feira recebeu visitas de escolas públicas e privadas dos ensinos fundamental e médio do município e região. Para isso, o evento reuniu alunos dos cursos de Física, Geografia e Química, para realizar demonstrações e experimentos como meio de interação entre universidade-comunidade. Um dos objetivos foi integrar, de maneira multidisciplinar, vários setores da instituição de ensino, a fim de promover as ações da universidade.
De acordo com uma das organizadoras da exposição, Nikele Maiara Melani, 29 anos, a Unesp possui vários setores acadêmicos no campus e o evento proporciona aos alunos a oportunidade de conhecer as diversas áreas que compõem a instituição. “Uma vez por ano, reunimos todos os setores para fazer uma demonstração para as escolas da região, assim como possibilitar que os alunos da própria universidade conheçam os outros cursos, o trabalho de cada laboratório e os diversos materiais”, afirma. Nikele declara que esse tipo de evento é “muito importante” para as crianças, para que possam verificar, na prática, os conteúdos aprendidos em sala de aula. “Aqui eles poderão conhecer materiais arqueológicos e etnográficos, instrumentos de química, maquetes geográficas e muito mais”.
Foram desenvolvidas atividades com o grupo Trupe Quimiatividade, que apresentou painéis e experimentos demonstrativos, relacionando a química com aspectos do cotidiano e fenômenos naturais. A aluna do curso de Química, Camila Kristhiny Silva Matsu, 25 anos, diz que ajudar na exposição é “muito gratificante, pois principalmente as escolas públicas não possuem contato com os experimentos”. A estudante ainda ressalta que essa é uma oportunidade de romper as barreiras que existem entre os estudantes e a química. “Na maioria das vezes, os alunos acham nessa matéria são só contas e acabam achando chato”. Camila afirma que na exposição consegue ver o interesse que surge por parte das crianças, que verificam que muitos aspectos na química estão inseridos no dia a dia deles.
Atividades de física também foram desenvolvidas com o grupo Brincando com a Física, por meio de experimentos contextualizados apresentados em um enredo dinâmico de uma peça teatral. Além disso, o laboratório de geologia, geomorfologia e recursos hídricos e o laboratório de solos apresentaram características geológicas da região e uma demonstração com maquetes, painéis e macropedolitos de solos, destacando a conscientização e conservações. O Cemaarq-Museu (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia) expôs artigos arqueológicos do período pré-histórico e etnográficos de índios contemporâneos. “os alunos, na maioria das vezes, não conhecem essas histórias, e com esses materiais podem aprender um pouco mais sobre a história da nossa região”, explica Nikele. A estação meteorológica também realizou apresentações sobre a compreensão dos tipos de tempo no Estado de São Paulo.
Escolas
Em visita à estação meteorológica, os alunos do 9º ano da Escola Estadual Francisco Whitacker, da cidade de Anhumas, puderam conhecer um pouco mais sobre os aspectos que compõem a verificação do clima. Para Matheus Rodrigues Colnago, 14 anos, a oportunidade é “muito boa” para que consigam aprender cada vez mais. “Eu achei muito legal, é muito bom saber sobre esses assuntos de meteorologia”. O aluno diz que esse conhecimento prático ajuda nos estudos e na escolha de uma futura carreira ou profissão.
De acordo com o professor de Ciências, Sérgio Paulino, 43 anos, essas visitas são “muito importantes” para o conhecimento dos alunos. “Com essas demonstrações práticas, eles podem começar a identificar quais profissões podem aderir no futuro”, declara. Além disso, o docente explica que o retorno dos alunos nas aulas é sempre “muito bom”, além que auxiliá-los no conhecimento de mundo e para a vida.
SERVIÇO
A organizadora Nikele afirma que as escolas que se interessarem podem agendar visitas posteriores aos diversos setores da universidade, de maneira separada. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3229-5327.