Após um pouco mais de dois anos do término do tratamento contra o câncer de mama, Nathalia Lopes Gaspar realizou o grande sonho de ser mãe. Dentre os desafios da maternidade que surgem ainda na gestação, para ela, a amamentação era algo distante pelo fato de ter retirado parte da mama direita na cirurgia. Mas com a orientação de uma profissional da área, ela ganhou mais confiança e conseguiu amamentar a pequena Bettina, hoje com quatro meses, desde o seu primeiro dia de vida. Detalhe: apenas com uma mama. A história da Nathalia e da Bettina será demonstrada através de imagens na exposição fotográfica “Leite Forte: Amamentar é poder”, que ocorre de 4 a 31 de agosto, no Prudenshopping, e tem o apoio da Unoeste. Trata-se da 3ª edição da exposição, idealizada pela enfermeira e consultora de amamentação Sarah Sumaia e pela fotógrafa Dayane Trigo, realizada sempre no mesmo período em alusão ao movimento Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância do leite materno, alimento padrão ouro para crianças nos primeiros meses de vida. As idealizadoras frisam que através das imagens, é possível contar histórias, despertar emoções e sensibilizar as pessoas sobre o tema. Sarah ressalta que visa valorizar o ato de amamentar e a mãe que amamenta. “Quero que a mãe se sinta valorizada, mostrar que reconhecemos seu esforço e dedicação. Que elas se sintam encorajadas e capacitadas para amamentar”, pontua a enfermeira. A Exposição Fotográfica ficará de 4 a 31 de agosto no Prudenshopping e é aberta a todos os visitantes. Na abertura, no dia 4, às 16h, haverá o tradicional Mamaço, quando todas as mães presentes amamentam seus bebês simultaneamente.
BOM DIA
“Quando a gente não tem nada pra fazer a gente abre a geladeira pra ver se a vida está mais interessante lá dentro” — Kéfera Buchman
BOAS MANEIRAS
Um sorriso, um “obrigado”, um “bom dia” e um “oi” fazem uma grande diferença na convivência do dia-a-dia. É muito chato quando estamos no elevador e alguém entra sem cumprimentar. Tem dias que estamos muito estressados e um simples “tudo bem?”, “como você tá?”, já nos deixam mais alegres por saber que temos amigos que se importam com a gente.
REDE DE APOIO
Esta edição da exposição “Leite Forte”, de 4 a 31 de agosto no Prudenshopping, traz imagens de 20 mães com seus bebês e o objetivo das idealizadoras é destacar a importância da rede de apoio, ou seja, das pessoas que fazem parte da vida da mãe e bebê.
GRUPO DE PRESIDENTE PRUDENTE CONQUISTA O BRASIL COM OS RITMOS DOS TAMBORES JAPONESES
Dantai Fênix: campeão brasileiro de
Taikô valoriza a cultura japonesa
O grupo Dantai Fênix, de Presidente Prudente, conquistou o primeiro lugar na categoria livre no Campeonato Brasileiro de Taiko, um evento anual que reúne grupos de várias cidades e estados. Em 2023, o grupo já havia alcançado o primeiro lugar no Campeonato Regional de Taiko. A música vencedora, composta pelo líder Guilherme Tomishima, teve como tema a luta tradicional japonesa, o sumô. O taiko, ou tambor japonês, é uma forma de arte que combina ritmo, energia e precisão. Originado no Japão, o taiko tem um papel crucial na valorização e preservação da cultura japonesa, tanto no Japão quanto nas comunidades japonesas ao redor do mundo. Os grupos de taiko, como o Dantai Fênix, não apenas exibem habilidades musicais impressionantes, mas também promovem o intercâmbio cultural e a compreensão das tradições japonesas. A conquista do Dantai Fênix no Campeonato Brasileiro de Taiko destaca a importância dessa arte na manutenção e celebração da rica herança cultural japonesa.